quinta-feira, 31 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 02/06/2012

Domingo, 27 de maio, foi aberta na praça Carlos, em Praga, uma exposição que lembra uma data importante na história do povo tcheco. Há 70 anos, a resistência tcheca realizou um atentado contra o protetor alemão Reinhard Heydrich que, por delegação de Hitler, governava o território tcheco ocupado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Esse atentado mostrou ao mundo que os tchecos não se submeteriam facilmente à opressão fascista e decidiram lutar pela liberdade. A resposta alemã ao atentado foi cruel. Uma vila chamada Lídice, onde os autores do atentado supostamente estavam escondidos, foi queimada, e toda a população assassinada. A repressão à resistência tcheca endureceu em todo o território. Prisões e execuções foram realizadas com pretextos insignificantes e muitas vezes sem pretexto nenhum. Esse foi o preço que os heróis tchecos pagaram pela liberdade de seu país.

A primeira mulher na história dos Estados Unidos que ocupou o cargo do secretário do estado, correspondente ao ministro de exterior no Brasil, foi Madeleine Albright, Ela exerceu essa importante função entre os anos 1997 e 2001, no governo do presidente Clinton. Apesar de estar afastada da política há mais de 10 anos, Albright é constantemente lembrada como exemplo de um diplomata excepcional. Prova disso é a recente Medalha da Liberdade, concedida a ela pelo estado americano, a mais importante condecoração destinada a um civil. Outra primazia da Madeleine, foi ser a primeira pessoa de origem tcheca a ocupar um dos postos mais importantes na administração americana. Madeleine nasceu na antiga Tchecoslovaquia, fala perfeitamente tcheco e visita sua pátria frequentemente. Ela faz parte da galeria dos tchecos excepcionais que se inscreveram na história da humanidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA 26/05/2012

Os tchecos sempre tiveram o bom hábito da leitura. Ler jornais, revistas e, principalmente, livros é uma tradição que passa de pais para filhos. Só no ano passado, foram editados na República Tcheca cerca de 19.000 novos títulos, sendo 25% de romances e 10% de livros infantis. Boa parte desses lançamentos cabe às traduções, mas a parte substancial vem dos escritores tchecos. Nesse pequeno país, com uma população de pouco mais de 10 milhões de pessoas, existem 5 mil editoras e um número muito grande de escritores, tradutores, editores, revisores e gráficos. A concorrência do e-books ainda não ameaçou as edições tradicionais, no papel, ficando consumo modesto 1% dos livros publicados.

Cobras venenosas são parte dos perigos que ameaçam os exploradores das florestas brasileiras. Já nas florestas tchecas, o perigo vem dos carrapatos, que chupam sangue e transmitem males que provocam inflamação no cérebro, além de uma doença causada pelo carrapato infectado, conhecida como Borrelioze de Lyme, ambas extremamente perigosas. A exemplo do governo brasileiro que, na época das chuvas, intensifica a campanha contra a dengue, o governo tcheco lança campanha de alerta à população para tomar os cuidados necessários. É que esta época, primavera no hemisfério norte, é quando esses pequenos parasitas proliferam.

Para os tchecos o campeonato mundial de hóquei sobre gelo é tão importante quanto a Copa do Mundo de futebol é para os brasileiros. No campeonato deste ano, realizado neste mês em Helsinque, o time tcheco conquistou a medalha de bronze pelo terceiro lugar na competição. A medalha de ouro foi conquistada pelos russos e a de prata pelos eslovacos.


O herói do time inglês Chelsea, que ganhou na semana passada a Liga dos Campeões, foi o goleiro tcheco Petr Cech que pegou um pênalti no tempo regulamentar e outro na prorrogação, garantindo a vitória do time inglês. Petr Cech eleito o jogador do ano do Chelsea da temporada 2010/2011, e duas vezes o Melhor Goleiro da UEFA, é o quarto goleiro tcheco na história da Liga dos Campeões que garantiu a taça para seus times. Os goleiros tchecos são bons mesmo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 19/05/2012

Começou, em 12 de maio, o famoso festival anual de música Primavera de Praga. As atrações desta edição de número 67 são as orquestras Filarmônicos de Viena, com o maestro Daniel Barenboim; a Sinfônica de Petrogrado e a Sinfônica da BBC de Londres, com maestro tcheco Jiri Belohlavek. Uma das atrações será a ópera Fidélio, de Beethoven, que será apresentada na forma de cortina lírica, isso é, sem cenários e ação cênica. A rica programação se estenderá até o dia 3 de junho.

Uma entre as antigas tradições tchecas é o Maiales, uma versão de carnaval realizada em maio exclusivamente por estudantes do segundo grau e universitários. Há bailes, shows, passeios de barco, desfile de jovens mascarados pelas ruas das cidades, e, principalmente, a eleição do rei do Maiales. As propostas dos candidatos são muito interessantes. Por exemplo: instalação de barzinhos em cada escola, repetição ilimitada de provas pelos alunos, possibilidade de assistir às aulas em casa, na cama, graças ao sistema Wifi, instalação de uma sala de repouso nas universidades para os alunos que abusaram nas comemorações noturnas e autorização para servir chope nos bandejões universitários. Se aprovadas, essas propostas tentadoras, certamente vão aliviar as tensões e o estresse dos alunos, mas, vão aumentar proporcionalmente a preocupação dos pais. Ainda bem que tudo não passa de uma grande brincadeira.

O jogo beneficente realizado no último dia 10, no estádio Bezerrão do Gama entre a seleção dos diplomatas da União Europeia e os parlamentares brasileiros, com o humorista Tiririca como principal atração, arrecadou 500 kg de alimentos para instituições de caridade. O resultado do confronto deu a vitoria aos diplomatas por 2 a 1. As estrelas do time estrangeiro foram o cônsul tcheco Viktor Dolista, autor de um dos dois gols dos europeus e o defensor implacável embaixador da República Tcheca Ivan Jancarek.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 12/05/2012

Há 67 anos, em 8 de maio de 1945, terminava a Segunda Guerra Mundial, que envolveu quase todos os países de todos os continentes, e teve mais de 60 milhões de mortes, um sem número de feridos graves e a destruição de objetos militares, civis, industriais e culturais de valores incalculáveis. O fim da guerra, com a vitória das forças do bem sobre as do mal foi comemorado no mundo inteiro. Na República Tcheca, a solenidade oficial foi comandada pelo presidente Václav Klaus que, junto com o primeiro ministro Petr Necas, o cardeal Dominik Duba e uma plêiade de políticos, militares, empresários e artistas, colocou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, que fica na montanha Vitkov, em Praga, onde descansam os restos mortais dos soldados tchecos que sacrificaram a vida pela pátria nas duas guerras mundiais. A solenidade terminou com uma pequena parada militar.

Notícias da nossa correspondente na República Tcheca Daisy Cervenkova:

Com a chegada da primavera-verão, inicia-se a temporada cultural ao ar livre na República Tcheca. Como é de costume, muitos castelos abrem as portas para apresentações culturais. Entre os eventos, vale citar a apresentação de óperas ao ar livre que ocorre num clima muito romântico, diria, até mesmo, de conto de fadas. Em geral, são encenadas nos belos jardins de castelos espalhados por todo o país. Este ano, foi escolhida a famosa ópera Carmen, de Georges Bizet. A encenação vai ser no mês de agosto no Castelo Buchlov, em Buchlovice, na região de Zlín. Carmem também vai ser apresentada em vários castelos, nas demais regiões do país. Se você estiver por perto, não deixe de assistir. Vale a pena!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 04/05/2012

      Apesar do falecimento, no ano passado, do ex-presidente tcheco Vaclav Havel, seu legado e prestígio continuam vivos e atuais. O interesse pela obra que ele deixou não diminui. Ao contrário, cresce cada vez mais. Tanto que o Senado Brasileiro, representado pelo senador Luiz Henrique, e a Embaixada da República Tcheca, dirigida pelo embaixador Ivan Jancarek, estão promovendo o lançamento do livro “Poesia & Teatro” de autoria de Havel. O evento será no próximo dia 8 de maio, às 18 horas, na Biblioteca Acadêmico Luis Viana Filho, no Senado Federal, Palácio do Congresso, Anexo II – Térreo.

Os textos de Vaclav Havel serão apresentados pela primeira vez no Brasil, com tradução de Eva Batlickova feita diretamente do tcheco. Isso fez com que as sutilezas dos originais fossem mantidas. No intuito de mostrar diferentes momentos e aspectos da obra de Havel, o livro traz duas peças de teatro de épocas diferentes (1963 e 1984) e uma surpreendente coletânea de sua poesia concreta.

As homenagens a esse grande estadista, filosofo, poeta e escritor terão continuidade no dia 9 de maio, às 15h, no auditório da Reitoria da UnB, com o seminário “Vaclav Havel, o escritor e o político” e contará, entre outros,  com a participação do embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancarek, que abordará o tema “Vaclav Havel, o político do formato da União Europeia”; do professor da UnB Henryk Siewierski, que analisará Havel como pensador; e do poeta Ernesto Mello e Castro, que falará sobre a poesia do ex-presidente. Também serão lidos dois textos do livro Poesia & Teatro por professores de literatura brasileira da UnB. O livro será relançado, desta vez, no campo acadêmico. O evento será concluído com debate entre os participantes, seguido de um pequeno coquetel. 

A diplomacia tem várias formas de ser exercida. Uma delas, pouco ortodoxa, é organizar eventos esportivos, como o jogo de futebol que vai ocorrer no dia 10 de maio, às 19 horas, no Estádio Bezerrão, Gama, DF. Na ocasião, uma seleção de diplomatas da União Europeia enfrentará um time formado por deputados federais brasileiros. Aguarda-se a confirmação de Romário na equipe dos congressistas. Além de interesses diplomáticos, a finalidade do evento é beneficente. A entrada é 1 kg de alimentos não perecíveis.