quinta-feira, 3 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 04/05/2012

      Apesar do falecimento, no ano passado, do ex-presidente tcheco Vaclav Havel, seu legado e prestígio continuam vivos e atuais. O interesse pela obra que ele deixou não diminui. Ao contrário, cresce cada vez mais. Tanto que o Senado Brasileiro, representado pelo senador Luiz Henrique, e a Embaixada da República Tcheca, dirigida pelo embaixador Ivan Jancarek, estão promovendo o lançamento do livro “Poesia & Teatro” de autoria de Havel. O evento será no próximo dia 8 de maio, às 18 horas, na Biblioteca Acadêmico Luis Viana Filho, no Senado Federal, Palácio do Congresso, Anexo II – Térreo.

Os textos de Vaclav Havel serão apresentados pela primeira vez no Brasil, com tradução de Eva Batlickova feita diretamente do tcheco. Isso fez com que as sutilezas dos originais fossem mantidas. No intuito de mostrar diferentes momentos e aspectos da obra de Havel, o livro traz duas peças de teatro de épocas diferentes (1963 e 1984) e uma surpreendente coletânea de sua poesia concreta.

As homenagens a esse grande estadista, filosofo, poeta e escritor terão continuidade no dia 9 de maio, às 15h, no auditório da Reitoria da UnB, com o seminário “Vaclav Havel, o escritor e o político” e contará, entre outros,  com a participação do embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancarek, que abordará o tema “Vaclav Havel, o político do formato da União Europeia”; do professor da UnB Henryk Siewierski, que analisará Havel como pensador; e do poeta Ernesto Mello e Castro, que falará sobre a poesia do ex-presidente. Também serão lidos dois textos do livro Poesia & Teatro por professores de literatura brasileira da UnB. O livro será relançado, desta vez, no campo acadêmico. O evento será concluído com debate entre os participantes, seguido de um pequeno coquetel. 

A diplomacia tem várias formas de ser exercida. Uma delas, pouco ortodoxa, é organizar eventos esportivos, como o jogo de futebol que vai ocorrer no dia 10 de maio, às 19 horas, no Estádio Bezerrão, Gama, DF. Na ocasião, uma seleção de diplomatas da União Europeia enfrentará um time formado por deputados federais brasileiros. Aguarda-se a confirmação de Romário na equipe dos congressistas. Além de interesses diplomáticos, a finalidade do evento é beneficente. A entrada é 1 kg de alimentos não perecíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário