quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 23 de fevereiro 2013


     O Departamento Cultural da Embaixada da República Tcheca, em Brasília, chefiado pelo cônsul Viktor Dolista, vem desenvolvendo intenso trabalho na divulgação do país tcheco no Brasil. Vários eventos culturais já foram realizados. O próximo evento será no dia 8 de março no auditório da Casa Thomas Jefferson, na Asa Norte, onde se apresentará a destacada cantora lírica tcheca Lucie Silkenová. Acompanhada pela pianista brasiliense Alda Rhigini, a soprano tcheca interpretará canções e árias dos principais compositores tchecos, entre eles Smetana, Dvorak, Janacek e Martinu. Para finalizar, a cantora se juntará ao Madrigal de Brasília, sob a regência do maestro Eder Camuzis, para interpretar Duetos da Morávia, de Dvorak. Além de Brasília, Lucie Silkenová cantará no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

   Na importante competição internacional World Press Photo, realizada na cidade de Haag na Holanda, o repórter fotográfico tcheco Roman Vondrous conquistou o principal prêmio na categoria atividades esportivas. A foto vencedora, anunciada na semana passada, retrata uma corrida de cavalos registrada durante a principal competição tcheca do Grande Prêmio Pardubice. A Organização World Press Photo foi fundada um 1955. Desde então vários fotógrafos tchecos já foram premiados nas mais diversas categorias.


 O Sindicato dos diretores cinematográficos americanos - DGA - concedeu o prêmio máximo ao diretor tcheco Milos Forman, em reconhecimento pelo conjunto das obras do consagrado cineasta, premiado várias vezes com a estatueta de Oscar. O sindicato dos profissionais cinematográficos já existe há 76 anos, mas até agora só outorgou 33 prêmios. Entre os homenageados figuram Orson Welles em 1984, Alfred Hitchcock (1968), Steven Spilberg (2000) e outros diretores famosos. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 16 de fevereiro 2013


    A definição da imunidade de políticos eleitos para cargos de deputados e senadores varia de um país a outro. Na República Tcheca, a imunidade é vitalícia, mas está com os dias contados. Uma lei aprovada recentemente pelo Congresso Tcheco restringe a imunidade somente ao período do mandato do parlamentar. Para julgar um crime cometido por um membro da câmara ou do senado, o parlamento precisa autorizar a quebra da imunidade e, assim, nivelar o legislador ao cidadão comum, sujeito às penalidades previstas nas leis do país.

     
Festejos carnavalescos não são exclusividade brasileira. Em muitos países, também existem desfiles e bailes de máscaras. Só que, geralmente, são mais comedidos e menos demorados. Na República Tcheca, o único lugar onde os festejos duram quatro dias é na vila de Postrekov, localizada nas montanhas de Sumava, perto da fronteira com a Alemanha. Lá o Carnaval começa no sábado à noite com o baile de máscaras e continua no domingo com o baile infantil. Segue na segunda-feira com o baile da melhor idade e, na terça-feira, há um desfile de mascaras pelas ruas, com uma grande comemoração final, à noite. A partir da quarta-feira, começa o jejum de quarenta dias que antecede a Páscoa. O que complica nas comemorações de rua são o frio e a neve. Assim, as moças não podem exibir os corpos esculturais como fazem as brasileiras. As máscaras de lá são mais comportadas e inspiradas nas tradições populares. Para suportar o frio, a receita é tomar uma boa cachaça tcheca e se divertir durante os quatro dias. 



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 9 de fevereiro 2013



  O recém eleito presidente da República Tcheca, Milos Zeman, será empossado em março, mas já começou a organizar encontros com chefes dos principais partidos e representantes das organizações cíveis. Até o momento, o encontro mais demorado foi com o chefe do partido CSSD que atualmente está na oposição. O futuro presidente, que já presidiu esse partido, não esconde as simpatias pelos partidos de esquerda, inclusive pelo CSSD, e certa aversão pelo governo atual, cuja orientação pende para a direção contrária.


A tradição da fabricação de automóveis na República Tcheca tem cerca de cem anos. Várias marcas conquistaram reconhecimento internacional. Além de automóveis, há outro meio de transporte construído lá, que também vem atraindo admiradores: são as diligências e os coches históricos. Uma oficina localizada na cidade de Havlickuv Brod concluiu recentemente a reconstrução da diligência Mylord que cem anos atrás prestava serviços aos correios da época. Essa oficina, dirigida por Ivo Exner e seu filho, já renovou incontáveis coches destinados a museus, uso pessoal dos saudosistas e até para corridas exclusivas desse antigo meio de transporte. O sucesso dos veículos construídos na oficina dos Exner já atravessou a fronteira do país e conquistou clientes nos Estados Unidos e na Rússia. Para possíveis interessados, é preciso entrar na fila, pois a demanda é maior do que a oferta. 


     Na República Tcheca, políticos desonestos são julgados, condenados e presos. O deputado, ex-governador e ex-ministro David Rath foi acusado de receber vários polpudos subornos e aguarda na prisão o resultado do julgamento. Lá as leis são iguais para todos, independentemente da posição financeira, social ou política do criminoso.