O Departamento Cultural da Embaixada da República Tcheca, em Brasília, chefiado pelo cônsul Viktor Dolista, vem desenvolvendo intenso trabalho na divulgação do país tcheco no Brasil. Vários eventos culturais já foram realizados. O próximo evento será no dia 8 de março no auditório da Casa Thomas Jefferson, na Asa Norte, onde se apresentará a destacada cantora lírica tcheca Lucie Silkenová. Acompanhada pela pianista brasiliense Alda Rhigini, a soprano tcheca interpretará canções e árias dos principais compositores tchecos, entre eles Smetana, Dvorak, Janacek e Martinu. Para finalizar, a cantora se juntará ao Madrigal de Brasília, sob a regência do maestro Eder Camuzis, para interpretar Duetos da Morávia, de Dvorak. Além de Brasília, Lucie Silkenová cantará no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na importante competição internacional World Press Photo, realizada na cidade de Haag na Holanda, o repórter fotográfico tcheco Roman Vondrous conquistou o principal prêmio na categoria atividades esportivas. A foto vencedora, anunciada na semana passada, retrata uma corrida de cavalos registrada durante a principal competição tcheca do Grande Prêmio Pardubice. A Organização World Press Photo foi fundada um 1955. Desde então vários fotógrafos tchecos já foram premiados nas mais diversas categorias.
O Sindicato dos diretores cinematográficos americanos - DGA - concedeu o prêmio máximo ao diretor tcheco Milos Forman, em reconhecimento pelo conjunto das obras do consagrado cineasta, premiado várias vezes com a estatueta de Oscar. O sindicato dos profissionais cinematográficos já existe há 76 anos, mas até agora só outorgou 33 prêmios. Entre os homenageados figuram Orson Welles em 1984, Alfred Hitchcock (1968), Steven Spilberg (2000) e outros diretores famosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário