Problemas particulares do primeiro ministro tcheco Petr Necas ultrapassaram os limites domésticos. Envolveram altos funcionários públicos e culminaram com o divórcio dele e, o pior, com a perda do mandato de premier. Junto com ele caiu o governo inteiro. Enquanto a crise política não for resolvida, o presidente Milos Zeman nomeou Jiri Rusnok para exercer interinamente o cargo, incumbindo-o de organizar o governo provisório formado por técnicos e burocratas. Os políticos estão estudando a melhor maneira de contornar o impasse atual, sugerindo, entre outras opções, a antecipação das eleições parlamentares.
O compositor Salieri, que supostamente envenenou seu contemporâneo Wolfgang Amadeus Mozart, está participando do Festival Internacional de cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca, que se realiza nestes dias. Na verdade, quem está presente no Festival é ator americano F. Murray Abraham, que ganhou o Oscar, no passado, exatamente pela representação de Salieri no filme “Amadeus” do diretor tcheco Milos Forman.
Verão, na República Tcheca, é sinônimo de férias escolares, férias de trabalhadores e funcionários de empresas estatais e particulares. No verão, é preciso aproveitar o sol e o calor, passear, tomar banho nos rios e lagoas, curtir montanhas. Na República Tcheca, o verão também é época de festivais de música, tanto popular como erudita, realizados ao ar livre. Entre os vários festivais programados para este verão, destaca-se a programação cultural da cidade de Olomouc, que escolheu como tópico a ópera barroca. Entre os dias 8 e 19 de julho serão encenadas 3 óperas pouco conhecidas, compostas no estilo barroco. A realização seguirá o modelo de festejos no século 18: primeiro, o visitante poderá conversar e lanchar ao som da música apropriada, composta para essa finalidade; em seguida, será interpretada uma ópera cômica composta no século 18 para homenagear o arcebispo da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário