sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 31 de Agosto de 2013


 O maestro tcheco Jiri Belohlavek acaba de ganhar o principal prêmio Gramophone Awards deste ano pela gravação do poema sinfônico Fábula de Verão, do compositor tcheco Josef Suk. A peça da gravação premiada foi executada pela Orquestra Sinfônica BBC de Londres. A entrega do prêmio será no dia 17 de setembro em Londres. No ano passado, a mesma dupla formada pelo maestro tcheco e a pela orquestra inglesa, também conquistou o principal prêmio pela gravação de seis sinfonias do compositor tcheco Bohuslav Martinu. Atualmente Belohlavek, de 67 anos, comendador da Ordem do Império Britânico, é regente chefe da Filarmônica Tcheca.
 O território tcheco é habitado desde a idade de pedra. Prova disso são as mais de 300 ferramentas de pedra encontradas nas montanhas Sumava, no oeste da República Tcheca. A idade aproximada dessas ferramentas é de 10 mil anos, da época do mesolítico. Um pouco mais novo, somente 7 mil anos, tem o cemitério encontrado na Morávia, perto da cidade de Znojmo. O túmulo de uma criança de um ano estava decorado com cerâmica, uma raridade nas descobertas arqueológicas daquela época.
Entre os dias 23 e 25 de Agosto, ocorreu pela 46ª. vez na cidade Vizovice, a tradicional degustação    da slivovice, típica aguardente da República Tcheca. A slivovice é uma forte bebida destilada, fabricada com pequenas ameixas azuis. Produtores tchecos, eslovacos e de outros países vizinhos participaram do evento. Além da ameixa como matéria prima, outras frutas como maça, pêra, cereja e até cenoura podem ser usadas na fabricação de aguardentes. Que tal uma cachaça tcheca feita de cenoura??? 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 24 de Agosto de 2013


 Num campeonato mundial de atletismo realizado este mês em Moscou, os atletas tchecos conquistaram duas medalhas de ouro. Vitezslav Veselý arremessou o dardo a uma distância de 87,17 metros, superando os demais concorrentes. 12 anos atrás, outro tcheco Jan Zelezny, atual treinador de Veselý, também foi campeão mundial. A vitoriosa tradição dessa modalidade atlética começou nos Jogos Olímpicos em Helsinque, quando Dana, a esposa do lendário corredor Emil Zátopek, conquistou a medalha de ouro. Ainda no atual campeonato, na corrida de 400 metros com obstáculos, a tcheca Zuzana Hejnova conquistou outro ouro para a equipe tcheca. Sua vitória não foi uma questão de acaso pois este ano ela já ganhou 11 vezes o primeiro lugar nessa categoria nos campeonatos atléticos.  

     Mas não são só os esportistas tchecos que se destacam no mundo. O estudante tcheco Jiri Houzvicka venceu o campeonato mundial de operador do sistema Microsoft Power Point. Numa concorrência entre 160 mil candidatos de 90 países, além do título de campeão mundial, Jiri ganhou um prêmio de 5 mil dólares. Isso sem falar que o sucesso nessa competição lhe abrirá portas para ingresso nas principais empresas de computação.
Outro estudante tcheco, Daniel Korcak conseguiu ganhar um concurso internacional promovido pela ONU cujo tema foi Água, uma fonte preciosa. Concorreram  hum milhão e meio de alunos do mundo inteiro, com idade até 15 anos. O vencedor tcheco construiu seu texto em forma de uma carta dirigida ao rio Odra, próximo à sua residência.
Em outro concurso mundial realizado em Praga nesta semana, o World Coctail Championship, cuja matéria prima não é água transparente, o tcheco Vaclav Abraham conquistou o 2º.  lugar na categoria flairtending na qual os candidatos devem mixar os drinques enquanto fazem um show exibicionista e bem divertido.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 17 de Agosto de 2013


                            O dia 21 de Agosto traz uma triste lembrança para o povo tcheco. É que em 1968, 45 anos atrás, as tropas da União Soviética e do pacto de Varsóvia, compostas por tanques e centenas de milhares de soldados, invadiram a antiga Tchecoslováquia. Os invasores ocuparam a República, prenderam os governantes e instalaram um novo governo, submisso ao comando de Breznev, matando o sonho do socialismo humanitário imaginando pelo então líder tcheco, Alexander Dubcek, que, cheio entusiasmo, patriotismo e esperanças, estava no poder havia apenas sete meses. A concepção socialista do dirigente soviético Leonid Breznev era bem diferente e muito menos democrática. De socialismo só ostentava o nome, pois, na prática, era uma cruel ditadura. A experiência tcheca foi esmagada por ser considerada perigosa, segundo a opinião dominadora dos soviéticos. Demorou 22 anos para que o país reconquistasse a soberania e com isso a independência política, que só aconteceu depois da queda do muro de Berlim.

    Verão na República Tcheca é época de vários festivais promovidos ao ar livre. Festivais de ópera, de rock, de música country, de cinema e tantos outros. Há espaço até para festivais exóticos como o que ocorreu esta semana, já pela quarta vez, na cidade tcheca de Liberec. É o festival de Realejo, uma espécie de órgão mecânico portátil, que tem teclado e um ou vários foles, e que toca uma música predefinida quando se gira uma manivela. O numeroso público que prestigiou o evento pôde assistir a artistas de quatro países apresentando performances musicais operando esse instrumento, bastante comum no século dezenove, mas esquecido nos dias de hoje.  Houve apresentação de realejos até na igreja local. Paralelamente à parte musical, os visitantes puderam apreciar a exposição de realejos e também de caricaturas históricas de executantes, que no passado eram geralmente militares inválidos e pessoas muito pobres.



 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 10 de Agosto de 2013

     A democracia, como sistema político, tem muitos pontos positivos, mas também negativos. Na ausência do apóio decisivo da população e de um partido forte com grande maioria no Congresso, o governo se torna frágil e é reprovado com certa freqüência, sendo obrigado até a renunciar. Isso aconteceu recentemente na República Tcheca, onde o governo de centro-direita, presidido pelo então Pprimeiro Ministro Petr Necas teve que se afastar. O presidente Milos Zeman nomeou um governo formado por burocratas, mas o Congresso reprovou a solução de Zeman. Isso, provavelmente, resultará em novas eleições parlamentares. Infelizmente essa politicagem prejudica a economia nacional e o cotidiano do cidadão tcheco.
     No verão tcheco, um dos divertidos esportes praticados pela população é a colheita de cogumelos e frutos selvagens na floresta. Na República Tcheca, a entrada para as florestas é liberada para toda a população. Como lá praticamente não existem nem cobras nem aranhas venenosas, até as crianças podem curtir os bosques e as selvas tchecas. Famílias inteiras saem das cidades e penetram na natureza, munidos de recipientes para acondicionar pequenos frutos como framboesas, morangos selvagens, mirtilos e, principalmente, cogumelos. Uma estatística inusitada comprovou que, além de enriquecer o cardápio das famílias, essa diversão também enriquece o bolso, porque muitos catadores vendem os frutos e os cogumelos nas feiras. Em 2012, cada família consumiu 12 quilos de frutos selvagens e cogumelos. Vale a pena lembrar que o período próprio para essa atividade tão comum, que pode até ser considerada um esporte, é somente no verão.    

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 03 de Agosto de 2013


    Os ciganos formam um povo diferente que perpetua suas tradições, algumas delas em desacordo com as normas do convívio social tradicional. Muitas tribos de ciganos estão espalhadas pelo mundo, mas,  há muitos séculos, existe uma forte concentração na Europa Central, especialmente na Hungria, Eslováquia, Romênia e República Tcheca. Nas últimas semanas, os tchecos das regiões com significativa presença de ciganos vêm protestando contra a desordem provocada por eles. Em alguns lugares ocorrem até manifestações contra a presença deles. As tentativas do governo de integrar as comunidades ciganas na sociedade tcheca, apesar de grande esforço nas últimas dezenas de anos, não estão surtindo o resultado esperado, ao contrário, as tensões estão evoluindo tanto que uma convivência futura está colocada em risco, isso para os dois lados. 

     Um dos jogos de tabuleiro mais antigo do mundo, inventado na China há 4 mil anos, se chama Go. Consiste em colocar as pedras de maneira a conquistar o maior território possível. Atualmente existem cerca 60 milhões de jogadores praticantes desse jogo antigo. Num campeonato europeu realizado recentemente na Polônia, um time tcheco de 5 jogadores conquistou o título de campeão europeu nessa categoria.