Aos 75 anos, o lendário diretor tcheco Jiri Menzel acaba de receber importante prêmio pelo conjunto de obras, no 44º. Festival Internacional de Cinema da Índia, que está ocorrendo desde 20 de novembro na cidade de Goa. Para coroar esse sucesso, Menzel vai receber, no começo de dezembro, mais um prêmio, desta vez outorgado pelos organizadores do Festival de Filmes Independentes Grand OFF, em Varsóvia, na Polônia. Jiri Menzel nasceu em 1938, em Praga. Formou-se em 1962 na FAMU - Faculdade de Artes Cinematográficas, na especialidade de direção. Além de cinema, ele dirigiu várias encenações teatrais e já atuou como ator. Em 1967 conquistou o Oscar, o maior prêmio cinematográfico do cinema mundial, pelo filme “Os Trens Rigorosamente Vigiados”, que fez enorme sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Uma boa notícia vem do mundo animal. O veado branco é um dos muitos animais listados entre os ameaçados de extinção. Existem poucos exemplares no mundo inteiro. Importado da Pérsia para o Reino Tcheco por volta do ano 1780, a espécie se adaptou bem e se multiplicou no novo ambiente. Entretanto, devido às dificuldades no seu tratamento, houve uma inquietante diminuição no número de indivíduos. Após o fim da Segunda Guerra Mundial só existiam 30 exemplares no país. Preocupados com o possível desaparecimento, autoridades tchecas criaram reservas naturais e atualmente, conforme o último senso, já existem mais de 300 veados brancos, que é uma variante rara do simpático animal selvagem.
Faltando ainda cerca de um mês para o começo do inverno, os termômetros na República Tcheca já desceram abaixo de zero grau, antecipando o clima natalino. Para a alegria das crianças, as lojas estão sendo decoradas, nas praças, árvores estão sendo ornamentadas e o Papai Noel está terminando a revisão no trenó. Daqui para frente, todo o pensamento será centrado na aproximação do Natal, data magna da cristandade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário