sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 01 de março de 2014


   O Trio Smetana, que já se apresentou duas vezes, com grande sucesso. em Brasília, lançou recentemente na República Tcheca dois discos. Formado pela pianista Jitka Cechova, o violinista Jiri Vodicka e o violoncelista Jan Pálenícek, o conjunto gravou, no primeiro disco, Trio de Maurice Ravel e Trios n. 1 em dó menor e n. 2 em mi menor de Dimitrij Shostakovic. O segundo disco foi dedicado a Johannes Brahms. Acompanhados pela Orquestra Filarmônica da cidade de Hradec Králove, os membros do trio gravaram Concerto duplo para violino, violoncelo e orquestra e Concerto para piano em ré menor n. 1 do compositor alemão.  O Trio Smetana foi fundado em 1934 pelo lendário pianista Josef Pálenícek. Os componentes atuais do trio já tocam juntos há 15 anos e formam o principal conjunto camerístico tcheco e também europeu. Esperamos que sejam convidados para retornar ao Brasil e dar novamente ao público brasiliense, a mostra do seu virtuosismo e musicalidade.
     A leucemia linfática infantil, há 50 anos, era uma doença que não tinha cura. Era uma sentença de morte. De lá para cá, muitos estudos foram feitos e bons resultados conquistados Atualmente já se consegue salvar mais de 80 % das crianças vitimadas por essa cruel doença. Entre os cientistas que descobriram novos procedimentos no combate da leucemia, destaca-se a equipe tcheca da Faculdade de Medicina da Universidade de Carlos,  em Praga, liderada pelo professor Jan Suchý, cujo trabalho foi elogiado pela revista americana Journal of Clinical Oncology.
     O total de carros registrados na República Tcheca atingiu, no final do ano passado, quase cinco milhões de unidades. Considerando que a população tcheca é de cerca de dez milhões de habitantes, existe, para cada dois cidadãos, inclusive recém nascidos, um veículo rodando pelas estradas tchecas entre carros de passeio, utilitários e caminhões. Lembrando que, na época do comunismo, o prazo de entrega de um automóvel era de vários anos e só podia comprar quem obtivesse parecer favorável do partido comunista, é, sem dúvida, um grande progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário