sexta-feira, 28 de março de 2014

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 29 de março de 2014

   As atividades culturais organizadas pela Embaixada da República Tcheca,em Brasília, serão bem intensas no mês de abril. O Trio Smetana, já bem conhecido do público brasiliense, vai se apresentar no dia 25 de abril na Casa Thomas Jefferson. Além de Brasília o trio fará concertos em Vitória, Goiânia, Blumenau, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.  No dia 24 de Abril, na Galeria do Templo da Boa Vontade, vai ser aberta a exposição de Lúcia Jindrák Skrivanek intitulada Diário de Viagem. E ainda, no dia 15 de Abril, os apreciadores da sétima arte poderão assistir a uma seção de cinema tcheco na embaixada, com o premiadíssimo filme “Garrafas vazias”. É uma invasão da cultura tcheca em Brasília.
 O Festival de Música Primavera de Praga é um dos eventos de música clássica mais importantes e tradicionais da Europa. O Concurso Internacional Primavera de Praga, destinado a jovens virtuoses, antecede o festival que será realizado em maio. Anualmente são selecionados dois instrumentos que devem competir no sistema de três rodadas. Este ano, oboístas e fagotistas é que vão mostrar seu nível de virtuosismo. As inscrições terminaram com número recorde de competidores. Foram cerca de 300 candidatos de 36 países, o que demonstra a importância deste evento.
 Foi encerrada ontem a retrospectiva do artista plástico Milan Dusek, intitulada “Obra Gráfica”, instalada na UnB, no Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como Beijódromo. Especialista em gravura, o artista, nascido na antiga Tchecoslováquia e radicado em Brasília, é hoje considerado o principal expoente desse ramo artístico no Brasil. Apesar de seus 89 anos, Dusek continua a trabalhar diariamente, ampliando cada vez mais o acervo de criações, sem pensar na aposentadoria artística.
                                                                       

quinta-feira, 20 de março de 2014

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 22 de março de 2014


    Um triste episódio da história mundial foi lembrado pelo povo tcheco, em 15 de março. Foi nesse dia, em 1939, que as tropas nazistas ocuparam o estado tcheco. De nada adiantaram os tratados internacionais de ajuda mútua entre a então Tchecoslováquia e a Inglaterra e a França, assinados nos anos de 1940. Os falsos aliados entregaram o pequeno país aos nazistas, imaginando que com isso, garantiriam a paz na Europa. Ledo engano. Fortalecidos pela indústria bélica existente no país ocupado e pela covardia das potências europeias, Hitler iniciou o avanço que abrangeu quase toda a Europa. Franceses e Ingleses pagaram caro pela traição ao povo tcheco.
    O atleta tcheco Pavel Maslák conquistou o título de campeão na corrida de 400 metros em recente campeonato mundial de atletismo, realizado em Sopota, na Polônia.
     Uma das uvas mais tradicionais usadas na produção de vinhos é a Chardonnay. Anualmente realiza-se na cidade de Chateau dês Ravatys, na França, país principal produtor, o concurso mundial Chardonnay du Monde, dos vinhos produzidos com essa uva. Este ano, para surpresa dos enólogos franceses, quem ganhou o primeiro prêmio foi o vinicultor tcheco Josef Valihrach, proprietário de uma vinícola situada no sul da Morávia. Concorreram cerca de 800 amostras de 40 países. Esse não foi o primeiro prêmio conquistado por Valihrach. No ano passado, ele ganhou medalha de ouro em outra competição também realizada na França, numa concorrência em que participaram duas mil amostras.
     A apresentação do filme “Homens de Esperança” realizada na noite de 18 de março, no pátio da Embaixada Tcheca em Brasília foi um sucesso. Uma seleta platéia se divertiu com a romântica comédia que abordou a infidelidade conjugal. Seguindo o programa do ciclo Cinema no Pátio, a próxima seção se realizará em 15 de abril. O filme escolhido é “Garrafas vazias” do diretor Jan Sverak, que também dirigiu o famoso “Kolya”.



sexta-feira, 14 de março de 2014

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 15 de março de 2014



    A arte da gravura tem longa tradição na cultura tcheca. Um representante desta arte vive e trabalha aqui em Brasília desde 1972, quando se mudou de Rio de Janeiro para capital da República. O artista Milan Dusek saiu da então Tchecoslováquia em 1939, fugindo dos horrores da 2ª. Guerra Mundial e se refugiou no Brasil. Hoje, aos 89 anos, ele se dedica em tempo integral à produção de gravuras e, atualmente, é um dos mais respeitados artistas nessa especialidade, no Brasil. O público brasiliense pode conhecer parte de sua obra numa exposição que está instalada na UnB, no Memorial Darcy Ribeiro, o conhecido Beijódromo. O Horário de visitação é das 8h às 18h, de segunda a sexta. A exposição vai até 28 de março.
     A embaixada da República tcheca vai promover um ciclo de 3 projeções de filmes tchecos, dentro do projeto Cinema no Pátio. O 1º. filme a ser exibido é a comédia “Homens de Esperança” e conta a história do boêmio e encantador Rudolf, que defende uma teoria muito particular: a de que a infidelidade pode ser a base para um relacionamento feliz. Manter o homem só para si é obrigação da mulher e, em caso de traição do homem, a mulher não deve se aborrecer. Mas a vida lhe prova que a teoria não é tão simples como ele pensa.  Com tempo, as coisas se complicam. O filme é falado em tcheco, com legendas em português. A entrada é franca, mas só tem 35 lugares. É necessário fazer reserva pelo telefone 3242-7785, da embaixada. O endereço da Embaixada da República Tcheca em Brasília, onde a seção cinematográfica será realizada é: Setor de Embaixadas Sul Q 805 Lote 21 A – Asa Sul. A data: 18 de março às 19,30. Após a apresentação haverá debate sobre o filme. 

quinta-feira, 6 de março de 2014

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 08 de março de 2014


     A invasão da Crimeia, que faz parte da Ucrânia, pelas tropas russas lembra a invasão de Hitler à antiga Tchecoslováquia em 1939, e de tropas soviéticas em 1968. Nessa ocasião a Tchecoslováquia procurou, sem sucesso, humanizar o socialismo. Por isso, a maioria do povo tcheco se solidariza com o povo ucraniano e condena a agressão russa a um país independente.
    Ao fim dos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, os atletas tchecos contabilizaram oito medalhas e ficaram em 15º. lugar no cômputo geral das nações participantes. A patinadora Sablikova e a snowboardista Samková conquistaram medalhas de ouro. Sablikova também ganhou uma medalha de prata. As demais medalhas, três de prata e duas de bronze, foram levadas pela equipe de biatletas.
Na tradicional competição cinematográfica do Oscar deste ano, diretores e artistas tchecos não conquistaram nenhuma da cobiçada estatueta. Porém um nome tcheco apareceu na relação dos ganhadores. A vida da pianista tcheca Alice Herzova, nascida em 1903, foi tema do curto documentário The Lady in Number 6: Music Saved My Life, que ganhou a estátua na categoria. Alice Herzova foi uma virtuosa pianista com brilhante carreira antes da 2ª. Guerra Mundial. Após a ocupação da Tchecoslováquia pelas tropas nazistas, em 1939, ela foi deportada para o campo de concentração na cidade de Terezin. Lá a pianista, realizou mais de 150 concertos para os prisioneiros. A função de Alice, que ficou conhecida como a artista do campo, ajudou-a a sobreviver ao terror da prisão. Após a guerra, ela retornou a carreira de virtuosa e, posteriormente, a de professora, e virou tema desse documentário vencedor. Alice Herzova faleceu aos 110 anos de idade, uma semana antes da premiação do documentário sobre sua vida.