Um triste episódio da história mundial foi lembrado pelo povo tcheco, em 15 de março. Foi nesse dia, em 1939, que as tropas nazistas ocuparam o estado tcheco. De nada adiantaram os tratados internacionais de ajuda mútua entre a então Tchecoslováquia e a Inglaterra e a França, assinados nos anos de 1940. Os falsos aliados entregaram o pequeno país aos nazistas, imaginando que com isso, garantiriam a paz na Europa. Ledo engano. Fortalecidos pela indústria bélica existente no país ocupado e pela covardia das potências europeias, Hitler iniciou o avanço que abrangeu quase toda a Europa. Franceses e Ingleses pagaram caro pela traição ao povo tcheco.
O atleta tcheco Pavel Maslák conquistou o título de campeão na corrida de 400 metros em recente campeonato mundial de atletismo, realizado em Sopota, na Polônia.
Uma das uvas mais tradicionais usadas na produção de vinhos é a Chardonnay. Anualmente realiza-se na cidade de Chateau dês Ravatys, na França, país principal produtor, o concurso mundial Chardonnay du Monde, dos vinhos produzidos com essa uva. Este ano, para surpresa dos enólogos franceses, quem ganhou o primeiro prêmio foi o vinicultor tcheco Josef Valihrach, proprietário de uma vinícola situada no sul da Morávia. Concorreram cerca de 800 amostras de 40 países. Esse não foi o primeiro prêmio conquistado por Valihrach. No ano passado, ele ganhou medalha de ouro em outra competição também realizada na França, numa concorrência em que participaram duas mil amostras.
A apresentação do filme “Homens de Esperança” realizada na noite de 18 de março, no pátio da Embaixada Tcheca em Brasília foi um sucesso. Uma seleta platéia se divertiu com a romântica comédia que abordou a infidelidade conjugal. Seguindo o programa do ciclo Cinema no Pátio, a próxima seção se realizará em 15 de abril. O filme escolhido é “Garrafas vazias” do diretor Jan Sverak, que também dirigiu o famoso “Kolya”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário