quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Notícias tchecas


     Não se faz mais natal como os de antigamente. Cartões postais mostrando lagos congelados e florestas cobertas com neve que cai sem parar é coisa do passado. Este ano, o natal na República Tcheca teve temperatura acima de 15 graus positivos, batendo recordes de décadas de medição. O trenó do papai Noel, só escorregou na lama.

     Em 2012 foi lançado no Brasil o livro Inverno de Praga, escrito por Madeleine Albright, conhecida mundialmente como representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas e, posteriormente, como a toda poderosa secretária de estado no governo Clinton. Menos conhecido é o fato de que esta brilhante mulher é tcheca de origem e que, ainda criança, foi obrigada por circunstâncias políticas, a emigrar para os Estados Unidos. Emigrações sempre existiram e, em tempos de guerras, tornam-se mais numerosas. Muitos emigrantes aceitos pelo novo país, esquecem a pátria natal, as tradições familiares e, às vezes, até a língua materna. Não é o caso de Madeleine. Ela nunca renunciou às origens e, em 1989 quando a então Tchecoslováquia, num movimento chamado Revolução de Veludo, se livrou da opressão comunista e abriu as fronteiras ao mundo, ela começou a pesquisar profundamente a história da família. Entre outras informações surpreendentes, Madeleine descobriu que os antepassados eram judeus e que parte significativa deles foi exterminada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.  
     Madeleine se concentrou no período de 1937-1948, narrando fatos históricos mesclados com lembranças pessoais. Seu pai, Josef Korbel, foi um importante diplomata tcheco no governo de antes e depois da guerra mundial. Como tal, teve acesso às mais altas autoridades tchecas e internacionais e suas anotações, encontradas pela filha, enriqueceram a narração desse período tão conturbado do povo tcheco e, por tabela, da família da futura secretaria de estado americano. A autora enaltece o heroísmo das pessoas que optaram pela resistência ariscando a própria vida, enquanto outras preferiram colaborar com ocupantes, garantindo assim vantagens pessoais. Hoje, conclui a autora: “nós não temos o poder de resgatar vidas perdidas de milhões de inocentes que não sobreviveram, mas nós temos o dever de aprender tudo o que podemos sobre o que aconteceu e impedir que o pior dessa história volte a ocorrer”.   

    

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Notícias tchecas

    “Uma barata de 100 anos” é o título que o Correio Braziliense escolheu para a reportagem que lembra os 100 anos da publicação do livro Metamorfose, do escritor tcheco Franz Kafka. O livro conta a história de um caixeiro-viajante que se transformou em barata. O bicho em que a personagem se transfigurou é uma imagem do próprio Kafka, que sofreu humilhações por ter problemas intensos com a família e porque se tornou alguém cuja personalidade até ele condenava. Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga. 

   Filho de um comerciante judeu, cresceu sob a influência de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã. Apesar de tcheco de nascimento, os livros dele eram escritos em alemão, a língua oficial no território tcheco que, na época, pertencia à monarquia austro-húngara. Outros livros famosos de Kafka são: O Processo / O Castelo / A Sentença / O Artista da fome.
     Junto com o espumante, o vinho é uma das bebidas bastante consumidas para comemorar o fim do ano.  Além dos famosos, como os franceses, italianos, espanhóis e portugueses, os vinhos tchecos vem se destacando cada vez mais. Esta semana foi divulgado o vencedor do campeonato nacional de vinhos tchecos, realizado na cidade de Valtice. A produção tradicional das vinícolas tchecas se concentra nos vinhos brancos, que até agora foram os campeões. Mas este ano, o vencedor foi o vinho tinto, uva Merlot 2012, da firma Chateau Valtice, que se caracteriza pela cor vermelha  granada, aroma de baunilha, frutas escuras, madeira e leves sinais de café.
 Participaram da competição 1423 amostras de vinhos originadas de 215 vinícolas. Considerando que os terrenos próprios para o cultivo da uva na República Tcheca são bastante limitados, a opção é para vinícolas pequenas que preferem qualidade em vez de quantidade. O resultado pode ser comprovado com os  muitos prêmios que os vinhos tchecos estão conquistando em competições internacionais. Para degustar, é só visitar a República Tcheca e abraçar os prazeres de Baco.Não podendo viajar, vamos comemorar este fim de ano brindando com vinho nacional.


  A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca deseja a todos os patrícios e simpatizantes do povo tcheco um próspero 2016       

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Notícias Tchecas

  Cristãos do mundo inteiro comemoram, neste mês, o nascimento de Jesus Cristo. Na maioria das religiões, o ritual de comemoração é bastante parecido. A parte profana, porém, varia bastante conforme as tradições de cada povo.
Na República Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de dezembro com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa como entrada e à milanesa com maionese como prato principal. A escolha desse cardápio se justifica pelo fato de que peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos.
  Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para a ocasião. Tudo começa ser organizado com bastante antecedência: os biscoitos, de vários tipos e formatos, são feitos pela dona da casa várias semanas antes.
 O peixe é comprado vivo nas feiras mantadas em praças públicas e conservado até o dia 24 de dezembro, nas banheiras transformadas em pequenos tanques de água, para alegria das crianças, que os cutucam, alimentam e brincam com eles.

  Nas casas, a árvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as frequentes camadas de neve que cobrem as ruas e os campos, criam um ambiente propício para comemorações íntimas, reunindo somente membros da família.
Após a ceia, é chegada à vez de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas porque, à meia noite os católicos assistem à missa do galo na igreja gelada da sua cidade.
   No dia 25 de dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de natal Já não tem as limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil acompanhado de “Knedlík” um tipo de nhoque tcheco.  E como sobremesa, além dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly e de praxe.
    O feriado continua no dia 26 de dezembro? Talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.

   A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essas notícias, deseja a todos os ouvintes de Brasília Super Rádio FM um Feliz Natal.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Notícias tchecas

     Na última quarta-feira, dia 9, em solenidade realizada no Clube do Exercito, em Brasília, o professor Bohumil Med, tcheco naturalizado brasileiro, recebeu a Medalha do Mérito Cívico no grau de Comendador, concedida pela Liga da Defesa Nacional, instituição fundada em 1916 com o propósito de difusão dos valores cívicos, morais e patrióticos. A maioria dos membros é de ministros, desembargadores e militares de altas patentes.  A condecoração de um civil e ainda estrangeiro de origem, reforça os laços já tradicionais entre brasileiros e tchecos. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, entre outros.
     O principal troféu conquistado por cantores populares na República Tcheca é o Rouxinol de Ouro. No sábado passado, Karel Gott, de 76 anos, ganhou esse prêmio pela quadragésima vez. Formado pelo Conservatório de Música de Praga, em vez de ópera, Gott escolheu a carreira de cantor popular. Gravou mais de 300 discos que venderam milhões de cópias. Recebeu várias condecorações e títulos, cantou em várias temporadas nos Estados Unidos e na Alemanha e se apresentou em muitos outros países. Entre seus maiores sucessos consta a canção Lady Carneval, com a qual concorreu no Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro, em 1968. Como artista, Gott é um profissional dedicado e perfeccionista, que acompanha a preparação das apresentações até o último detalhe, tanto para um super show como para uma apresentação beneficente num Lar de Idosos.
     A delegação de esportistas tchecos se prepara para participar das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O comitê organizador já definiu os uniformes dos atletas nos quais aparecerá um desenho retratando Emil Zatopek, lendário ganhador de quatro medalhas de ouro em olimpíadas  passadas. Assim, inspiração positiva para os atletas tchecos não faltará. 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Notícias tchecas

    Apesar de oficialmente iniciar só em 23 de dezembro no Hemisfério Norte, o inverno antecipou a  chegada à República Tcheca e já está mostrando seus efeitos. Começou a nevar nas montanhas. Na serra Krkonose, na Montanha Negra, foi aberta a primeira pista de esqui deste ano. Para completar a camada da neve natural que ainda é relativamente baixa, máquinas especiais, parecidas com canhões, fabricam neve artificial e que são jogadas nas pistas para proporcionar condições apropriadas ao esqui.
   Uma das tradições mais ativas da República Tcheca é a comemoração pré-natalina de São Nicolau. No passado, um bispo chamado Nicolau, posteriormente elevado à condição de santo, tinha o costume de, na noite de 05 para 06 de Dezembro, distribuir pequenos presentes às crianças pobres. Nessa noite, ele andava por uma cidade de Myra (atual Turquia) e deixava presentes nas janelas das casas onde moravam crianças.
   Com o tempo, esse ritual mudou e nos últimos 100 anos, transformou-se numa apresentação quase teatral. São três personagens vestidas conforme o papel que representam – o anjo, o diabo e o São Nicolau vestido de bispo católico. Na noite de 5 de dezembro, o trio visita as casas e pergunta aos pais se as crianças foram obedientes durante o ano. As crianças boazinhas ganham bombons, as desobedientes ganham um saco com carvão ou com batata podre. A tradição é tão viva que existem até concursos para eleger o melhor e mais convincente trio composto por São Nicolau, anjo e diabo.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Notícias tchecas

  Terminou em 31 de Outubro a EXPO 2015, sediada em Milão, na Itália. O evento, inaugurado em 1º. de maio, foi um Sucesso. Um dos grandes destaques foi o pavilhão da República Tcheca, que agradou  tanto o público quanto a comissão avaliadora que concedeu a medalha de bronze à arquitetura da estande tcheca. Em 1º. lugar ficou o estande da Grã-Bretanha.  O 2º. lugar coube ao Chile. Na categoria alimentação os cozinheiros tchecos também se saíram bem. Conquistaram o 3º. lugar. Considerando que o número dos participantes da EXPO 2015 foi de 145 países, 3º. lugar é um grande sucesso.
   Existe uma crença segundo a qual, quanto mais velho o vinho, melhor é. Mas na prática,  raramente é assim. Na cidade de Jaroslavice, próxima a Znojmo, região vinícula no sul da República Tcheca, existe um depósito subterrâneo com garrafas de vinho que chegam a 70 anos de idade, onde os viticultores começaram a guardar amostras dos melhores vinhos da região a partir do ano 1945. O valor de venda dessas garrafas antigas é muito alto, mas o gosto geralmente deixa muito de desejar. Às vezes lembra até a fumaça das batatas assadas na fogueira.
   Quem gosta de poesia tem a oportunidade única de apreciar o trabalho tcheco,  exposto  no Salão da Poesia Tcheca que se realizará no dia 2 de dezembro, as 19h30 em Belo Horizonte, no Espaço Letras e Ponto, Rua Aimorés, 388, conjunto 501, bairro Funcionários. A coordenação é do poeta e ator Rodrigo Leste. De avião, Belo Horizonte é bem pertinho de Brasília e assim, os aficionados em cultura tcheca certamente não vão perder esta oportunidade.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Notícias tchecas

 Um dos mais poderosos executivos da indústria do entretenimento mundial é o tcheco Robert Kyncl que, como  vice-presidente da Netflix , liderou a transição da empresa de um serviço de entrega de DVDs para uma plataforma de streaming de filmes e séries. Há cinco anos ele é o principal executivo de negócios do YouTube.
 Além de reformular o site, ele o tirou do prejuízo com anúncios e com o recente lançamento do Red – a versão paga do youtube que disponibiliza conteúdo original. Robert Kyncl nasceu na República Tcheca, estudou na Universidade Carlos em Praga, e, em 1989 mudou-se para os Estados Unidos onde completou a formação universitária e iniciou a vitoriosa carreira de menager internacional. É mais um tcheco que venceu na difícil concorrência do mundo dos negócios.
 E falando sobre vencedores, pela 4ª. vez nos últimos cinco anos, o time de tenistas tchecas conquistou o título de campeão da FED CUP, versão feminina da Taça Davis. Na final, as tchecas ganharam das russas por 3 a 2. O público que lotou a arena O2 em Praga comemorou, juntamente com torcedores no país inteiro, mais esse grande sucesso do tênis tcheco 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Notícias Tchecas


 Em 17 de Novembro de 1989, 26 anos atrás,  um movimento popular derrubou o regime comunista patrocinado pela antiga União Soviética, que governava a então Tchecoslováquia havia 40 anos. Caracterizado pela opressão policial, o regime perseguia implacavelmente os opositores, especialmente intelectuais, escritores e artistas. No campo econômico, os resultados eram catastróficos. As indústrias, o comércio e os serviços eram estatais e todos os trabalhadores eram funcionários públicos. E como tal, não existiam para eles estímulos para aumentar ou melhorar a produção. Faltava tudo no mercado, até comida. A insatisfação popular culminou naquele novembro de 1989 com manifestações na capital e em outras grandes cidades, e teve a participação de milhões de pessoas. Foram demonstrações pacíficas, mas de muita força moral, apelidadas posteriormente de Revolução de Veludo. 
 Um dos líderes desse movimento foi o escritor Václav Havel, que passou vários anos em prisões comunistas e que, mais tarde, foi eleito presidente da República. O lema da Revolução de Veludo era: “O amor e a verdade devem vencer a mentira e o ódio.” Passados 26 anos, uma pesquisa revelou que parte da população tcheca, que atualmente vive num regime democrático e numa sociedade de consumo, já se esqueceu das dificuldades do regime tirânico. E hoje, apesar da prosperidade da população, existem críticas à situação atual. É uma característica do ser humano essa de sempre reclamar e estar descontente. A principal crítica se refere ao lema da revolução: “ O amor e a verdade devem vencer a mentira e o ódio” que é incontestável no seu conteúdo, mas muito difícil de ser implantado numa sociedade contemporânea.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Notícias tchecas

      No dia 28 de Outubro comemorou-se o dia nacional tcheco, ocasião em que se relembra a fundação da Tchecoslováquia em 1918. Até aquele ano, existia um reino tcheco, às vezes independente, as subordinado a vizinhos poderosos. Por cerca de 400 anos, de 1526 a 1918, o reino tcheco viveu incorporada ao império Austro - Húngaro governado pela a família de Habsburg. Durante o domínio, austríacos tentaram de todas as formas “germanizar” o povo tcheco e convertê-lo à religião católica. Terminada a Primeira Guerra Mundial, o povo tcheco reconquistou sua independência, libertou-se do jugo austríaco e criou a primeira república chamada Tchecoslováquia, unindo a Boêmia e a Morávia, (que abrigavam o povo tcheco), a Eslováquia , e o povo de uma pequena parte da Rússia, que se situava aos pés das montanhas chamadas “Carpatas”.
   Para o presidente da nova república foi eleito o professor Tomás G. Massaryk, um filósofo e intelectual de grande prestígio na comunidade internacional daquela época. As regiões da Boêmia e da Morávia, dentro da República, eram fortemente industrializados e tinham relativamente alto padrão de vida. Já a parte eslovaca, de forte influencia húngara, era mais agrícola. Durante os 20 anos seguintes a Tchecoslováquia desenvolveu ainda mais seu parque industrial e seu sistema democrático formado por um parlamento, partidos políticos, primeiro ministro e o presidente. Com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha vizinha, a minoria alemã que vivia na Tchecoslováquia começou a organizar um movimento contrario ao governo, que culminou, no ano de 1938, com a anexação da parte da república Tcheca ao 3º Reich de Hitler. No ano de 1939, os alemães ocuparam o que restava da república. A parte eslovaca proclamou sua independência, criando o estado Eslovaco, e se aliou a Hitler. E assim terminou a Primeira República da Tchecoslováquia, cuja fundação, no dia 28 de outubro de 1918 é comemorada.

     O torneio para escolher a campeã das campeãs de tênis de 2015, realizado este ano em Singapura, reuniu as vencedoras dos principais competições do ano. A tenista tcheca Petra Kvitová não conseguiu repetir o sucesso de 2011 quando venceu todas as concorrentes e ganhou o cobiçado troféu. Neste ano, depois de ganhar da russa Sarapová na semifinal, Kvitová não conseguiu vencer na final a polonesa Radwanska e ficou com segundo lugar. Concorrendo com as melhores tenistas do mundo, o segundo lugar é um grande sucesso do tênis tcheco. 

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Notícias tchecas

   Exposições mundiais são eventos onde as nações mostram seus principais atrativos naturais, industriais e culturais. Neste ano a EXPO MILÃO 2015, que se encerra no dia 31 de outubro, tem atraído muitos visitantes.  Um dos estandes mais elogiados é o da República Tcheca. Para que os brasileiros tenham a oportunidade de matar a curiosidade, o SESC e a Embaixada da República Tcheca em Brasília organizaram a mostra “O PAVILHÃO DA REPÚBLICA TCHECA na Expo Milão 2015” com imagens do fotógrafo Ginés Ballesteros.
    A abertura solene foi ontem às 10 horas no Teatro SESC Paulo Autran e contou com a presença do presidente de Ademir Santana, presidente do SESC, e do embaixador da República Tcheca, Jiri Havlík. A mostra fica aberta até o dia 21 de novembro no seguinte endereço:  CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte.
     Pela quarta vez, o quarteto de cordas tcheco PAVEL HAAS QUARTET ganhou um importante prêmio, o “Oscar” da música erudita, concedido pela conceituada revista inglesa Gramophone. Na categoria música de câmara, a gravação dos Quartetos n. 1 e n. 2 de Bedrich Smetana executada pelo consagrado conjunto tcheco e pela gravadora tcheca Supraphon conquistou o prestigioso título, confirmando mais uma vez a excelência da música tcheca e de seus intérpretes no meio de uma concorrência mundial muito acirrada.

 Uma boa solução para pessoas descontentes com o seu país é mudar-se ou criar seu próprio país como fez o tcheco Vít Jedlicka, um conservador tradicional. Ele fundou o novo estado de Liberland, de sete quilômetros, situado entre a Sérvia e a Croácia.
   O fundador proclamou-se democraticamente presidente do território e já está atendendo a pedidos de cidadania. Caso seja reconhecido como país, será o terceiro menor da Europa, atrás apenas do Vaticano e de Mônaco. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Notícias tchecas

  No próximo ano, 2016, o governo tcheco vai organizar um grande evento em comemoração aos 700 anos do nascimento do imperador romano e rei tcheco Carlos IV, uma das mais importantes personagens da história do povo tcheco e grande estadista em âmbito europeu. Os visitantes de Praga admiram frequentemente uma obra desse rei, a ponte de Carlos, e os intelectuais respeitam a Universidade de Carlos, também fundada por ele.
  Os detalhes da comemoração já estão sendo discutidos pela equipe do governo, por instituições culturais. Os patrocinadores já estão oferecendo contribuições para dar o brilho necessário à lembrança do grande, talvez o maior, rei tcheco.
    
 A apresentação do Trio Guarneri de Praga, realizada no dia 16 de outubro na CasaThomas Jefferson foi um sucesso extraordinário. O auditório ficou superlotado, com pessoas sentadas até no chão.
  A execução brilhante, que não se limitou à perfeição técnica, e a musicalidade emocionante dos três artistas tchecos contribuíram para eleger esse concerto como o melhor, até agora, da atual temporada 2015 de música erudita em Brasília. A inesquecível interpretação dos trios de Beethoven, de Bloch e de Brahms, foi coroada com dois bises do compositor tcheco A. Dvorak: Dumky e Humoresque, levando o público ao delírio artístico.
  Mas o Trio Guarneri não foi o único conjunto camerístico que circulou nesse período pelas salas de concerto no Brasíl. O Trio Smetana, já conhecido do público brasiliense, apresentou-se várias vezes em São Paulo, mas não sobrou tempo para uma apresentação na capital da República. Talvez numa próxima vez.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Notícias tchecas

    Do dia 15 ao dia 18 de outubro, Praga, a capital da República Tcheca, ficou enfeitada com muitas tonalidades. Pela terceira vez, o festival de luzes Signal ofereceu emoções coloridas,  clareando prédios e praças entre às 19 e às 24 horas, criando efeitos luminosos. Criações de artistas nacionais e internacionais foram apreciadas pela multidão de cerca de meio milhão de espectadores. O trânsito nas proximidades do espetáculo visual foi interrompido para garantir a segurança do público. Palestras e apresentações musicais completaram o festival. Mais uma vez Praga se transformou num centro europeu de arte moderna. 
     As temperaturas tropicais que excepcionalmente este ano caracterizaram o verão tcheco foram substituídas, de repente, por um frio incomum no outono, marcando 12 graus negativos na última segunda feira. A onda de frio começou já no dia 2 de outubro e até a neve apareceu nas regiões montanhosas. Será que isso sinaliza um inverno rigoroso para compensar o passado, que foi bem morno?
  As vinícolas tchecas estão se modernizando e a qualidade de seus produtos está cada vez melhor. O presente ano foi bastante favorável, o clima colaborou e a expectativa é de que a qualidade dos vinhos produzidos com as uvas desta safra atingirá o nível do ano 2005, considerado um dos melhores dos últimos tempos.
      A marca São Martin calcula que produzirá dois milhões e meio de garrafas de vinho, entre brancos, rosés e tintos. A avaliação final será anunciada depois da degustação qualificadora, programada para o final deste mês.   

sábado, 10 de outubro de 2015

Notícias tchecas


     O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, acompanhado de uma  delegação tcheca composta pelo premier, Bohuslav Sobotka, e pelo ministro do exterior, Lubomnír Zaorálek, participou da  reunião anual da OSN em Nova York. Em seu discurso, sugeriu a formação de forças internacionais antiterroristas. Outro assunto que preocupa o dignatário tcheco é a situação na Síria. Aproveitando a estada em Nova York, Zeman marcou encontro com o presidente russo Putin, do qual é um admirador declarado. 
    No último domingo, dia 4, realizou-se em várias capitais europeias a marcha de orgulho cigano Roma Pride 2015. Em Praga 50 pessoas participaram do evento. Os ciganos são um povo diferente, que mantêm tradições e características próprias há séculos. Representam pequenas minorias em vários países europeus. A maioria dos ciganos que viviam na antiga Tchecoslováquia foi dizimada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Eles eram classificados como uma raça inferior que deveria ser extinta, o que realmente aconteceu com 90 % dos ciganos tchecos. A marcha teve a finalidade de condenar o racismo e exigir condições dignas para população dessa antiga etnia

      No próximo dia 16, sexta-feira, às 20 horas no auditório da Casa Thomas Jefferson,  na Asa Sul 706/906, os amantes da boa música poderão apreciar a apresentação do conjunto de câmara tcheco, Guarneri Trio Prague formado por violino, violoncelo e piano. O grupo vai  interpretar obras de Beethoven, Brahms e Bloch. Fundado há 25 anos, o conjunto é considerado um dos melhores do “classical piano trios”. As críticas destacam a insuperável maturidade artística e poder de expressão.
    O trio apresenta-se regularmente em todos os continentes em festivais de música e renomadas salas de concerto. Recebeu vários prêmios por suas gravações. O concerto é patrocinado pela Embaixada da Suiça  e não, como era de se esperar, pela embaixada Tcheca. Independentemente da nacionalidade do patrocinador, a noite promete altas emoções artísticas. Relembramos a data: dia 16 de outubro – sexta feira, às 20 horas no auditório da Casa Thomas Jefferson – asa Sul. IMPERDÍVEL.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Notícias tchecas

  No dia 4 de Setembro, foi aberta uma Exposição inédita no Castelo de Praga: Chama-se “Minha Pátria – Homenagem à pintura de paisagens.” A organização da mostra é da Associação Manes, fundada em 1887 com o intuito de reunir artistas plásticos de grande valor e ao mesmo tempo, juntar patriotas dedicados à causa nacionalista. É uma espécie de Academia Nacional de Pintura. A exposição reúne obras que retratam a beleza e os encantos da natureza tcheca. São pinturas de membros históricos e atuais da associação. Desde a abertura, o público superlota o enorme salão do castelo, admirando não somente a parte estética, como também a beleza da pátria, um termo hoje em dia bastante banalizado. A exposição fica aberta até 1º. de novembro e, certamente, vai atrair turistas que nesta época visitam Praga.
  No final do segundo trimestre de 2015 o numero de habitantes na República Tcheca foi calculado em 10.541.500. Representa um aumento de 3.200 pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi garantido pela entrada de imigrantes e não, infelizmente, pelo crescimento da fertilidade das mães tchecas. Pelo contrário, o número de óbitos foi maior do que o número de nascimentos. 
 O número de divórcios e abortos legalizados também está crescendo e o número de filhos por família está diminuindo. Quantos habitantes terá a República Tcheca daqui a 50 anos?? Difícil saber, diante do êxodo de imigrantes que chegam diariamente à Europa.
 O campeonato mundial de slalom em caiaque, um tipo de canoagem feito em corredeiras com balizas,  que se realizou na semana passada em Londres, deu uma medalha de ouro para a esportista tcheca Katerina Kudejová. No mesmo campeonato,  ela ganhou outro ouro na competição de equipes. O resultado não foi uma sorte. Em 2015 ela já ganhou duas medalhas de bronze. Uma no campeonato europeu realizado na Alemanha, em Markkleeberg,  e outra na disputa da Taça Mundial realizada em Praga.