sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Notícias Tchecas

     Pressão alta é doença que castiga muitas pessoas. Para controlar esse mal, existem vários métodos como, exercícios, dietas, remédios e, em último caso, cirurgias. A equipe do médico tcheco Petr Neuzil do hospital Na Homolce desenvolveu, como pioneiros no mundo, um método que substitui uma complicada cirurgia pelo uso de ultrassom aplicado nas veias localizadas no pescoço. A recente descoberta é mais uma prova de alto nível da medicina tcheca.
    
   O general tcheco Frantisek Micanek foi eleito decano da prestigiada escola militar do OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, sediada em Roma. Os alunos dessa escola são militares de patentes acima de coronel, diplomatas da própria organização e altos funcionários do Ministério da Defesa dos países da União Europeia. O general tcheco, com longa experiência militar no país e no exterior, dirigirá a escola por três anos.

   A venda de CDs está caindo no mundo todo, e atinge até  mitos da música popular. Da música erudita, nem se fala. Mas existem exceções. Uma dela é o virtuose violinista tcheco Pavel Sporcl, que recebe neste final de janeiro em Praga o disco de platina em reconhecimento pela venda de 190 mil gravações de Sonatas e Partitas de Bach. Ele já recebeu o disco de ouro pela venda da Coleção de Ouro. Sporcl se formou no Conservatório Estatal de Praga e na Academia das Artes, também em Praga. Logo assumiu uma carreira de virtuose internacional e se apresenta nas principais salas mundiais de concertos.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Notícias Tchecas

   Um dos trágicos acontecimentos na história do povo tcheco foi a invasão da então Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia em 1968. O relaxamento da opressão comunista, promovido pelo líder tcheco Alexander Dubcek, foi inaceitável para o manda chuva russo Brejnev que mandou esmagar com tanques a tentativa da democratização do país. No começo, o povo tcheco tentou resistir mas, meses depois, acomodou-se e se resignou.
   A população demorou cerca de 6 meses para acordar da letargia e protestar contra essa agressão. Só se revoltou quando, no dia 16 de janeiro de 1969, o jovem estudante Jan Palach se imolou na Praça São Venceslau, no centro de Praga.  Seu ato heroico mostrou que o povo tcheco não estava totalmente subjugado. No último sábado, quando se completou 47 anos desse sacrifício, foram organizadas várias reuniões em homenagem ao herói nacional. Na ocasião, também foram colocadas flores e acesas velas no lugar da imolação.

    No começo de janeiro, realizou-se em Praga o concurso para escolher a melhor e mais bonita torta de casamento. Um dos concorrentes era o vestido de noiva comestível, todo feito de açúcar, glucose e bordados de doces. No fim do concurso, o vestido, que entrou no livro de recordes, não foi comido, mas exposto numa câmara climatizada para inspirar os noivos indecisos a fazer pedido de casamento.  

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Notícias Tchecas

      O livro Inverno de Praga, escrito por Madeleine Albright, conhecida mundialmente como a toda poderosa secretária de estado americano do governo Clinton, está fazendo o maior sucesso entre os leitores no Brasil. Num determinado trecho, Madeleine, tcheca de origem, declara que o pensador antigo que mais admira é Komensky. O ídolo da escritora, Jan Amos Komensky ou Comenius (1592-1670) foi o bispo da Unidade dos Irmãos Tchecos, inspirada por Jan Hus, o primeiro reformador religioso. Depois da vitória do rei católico sobre os protestantes, Komensky foi obrigado a fugir da sua pátria e se exilar em Amsterdã. Ele é considerado o pai da didática moderna, na qual enfatizou a alfabetização universal e o acesso a escolas grátis para moças e moços – isso no século XVII ! Entre outras inovações sugeridas por Komensky consta a ideia de educação pelo teatro, em contraste com o aprendizado maquinal. Inventou o livro ilustrado para crianças e defendeu a criação de uma língua universal que ajudasse a unir a humanidade. Não é só Madeleine quem admira esse grande pensador, toda a parte culta da humanidade reconhece o grande mérito do bispo tcheco.
 No começo de janeiro, a Filarmonia Tcheca, principal conjunto sinfônico tcheco, comemorou 120 anos de fundação. Para relembrar o acontecimento, a programação do concerto de gala foi idêntica à da 1ª. apresentação em 04 de janeiro de 1896: abertura Othello, Canções Bíblicas e Sinfonia do Novo Mundo, todas de autoria de Antonín Dvorak que, inclusive na época, dirigiu pessoalmente a orquestra.
 O concerto atual foi regido Jiri Belohlavek, maestro titular do conjunto.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Notícias tchecas

    Na República Tcheca, os shows de fogos de artifício, como os realizados anualmente na passagem do ano no Brasil e em quase todo o mundo, acontece tradicionalmente na noite de 1º. de janeiro. Além do aspecto puramente visual, os visitantes podem ouvir nos rádios transmissores o fundo musical harmonizado com a evolução colorida no céu. O momento festivo é também próprio para lembrar datas comemorativas próprias do ano que está começando. Em 2016 será lembrado o nascimento, há 700 anos, do rei tcheco e imperador romano Carlos IV e do astrônomo Tycho de Brahe, nascido há 470 anos, que viveu grande parte da vida e desenvolveu suas teorias na corte do rei Rodolfo, em Praga. Também serão comemorados os 180 anos da edição de  Maj de Karel Hynek Macha, o mais conhecido livro de poesia tcheca.  E ainda os 130 anos da conclusão da composição da segunda série de Danças Eslavas de Dvorak. Haja comemoração!
    O escritor Franz Kafka tem seu nome assegurado na literatura mundial. Porém ele é quase desconhecido como inventor. Na profissão de funcionário bilíngüe de uma seguradora de Praga, ele introduziu o uso de capacetes de segurança nos locais de trabalho, item adotado pelo mundo inteiro.
    A competição para escolha da Miss Universo 2015, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, não deu o desejado título para a beldade tcheca. Porém os tchecos não ficaram ausentes na premiação. É que a coroa de diamantes, colocada na cabeça da filipina Pia Alonz Wurtzbuch foi fornecida pela companhia Diamonds International Corporation, cujo proprietário é o tcheco Lubos Riha. E assim sendo, a coroa tcheca acampanhará por um ano a mulher mais bonita do mundo e será cobiçada por sonhadoras do mundo inteiro que esperam ansiosas pelo próximo título.