segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Notícias Tchecas

Atualmente, o Tibete é um território que faz parte da China, mas no passado, era um estado independente. Um dos representantes da resistência tibetana é o líder religioso Dalai Lama que viaja pelo mundo divulgando tanto a sua religião como a ideia de autonomia do país. Recentemente, ele proferiu várias palestras em Praga e teve encontros com os democratas tchecos. A Embaixada chinesa em Praga condenou, tanto as atividades do palestrante asiático, como as autoridades tchecas que apoiaram a visita e se encontraram com ele. A situação se complicou quando o presidente tcheco, Milos Zeman, desaprovou o encontro dos ministros, deputados e senadores com o visitante, inclusive ameaçando os desobedientes com represálias. Conhecendo a postura de Zeman, favorável ao regime comunista da Rússia e da China, a reação antidemocrática não surpreendeu. Essa atitude traz saudade do ex-presidente Václav Havel, que dava total apoio a todos que lutavam pela democracia e liberdade no mundo, inclusive no Tibete.

      A produtora alemã Ufa Fiction começou a rodar um filme para TV alemã ZDF intitulado Céu e Inferno – Martinho Lutero, dentro das comemorações, no próximo ano, dos 500 anos do começo do movimento da reforma religiosa, desencadeada com a divulgação, em 31 de outubro do ano de 517, das 95 teses reformistas pregadas no portão da igreja da cidade alemã de Wittenberg pelo padre Martinho Lutero.

O fato interessante é que o filme não será rodado na Alemanha, mas na República Tcheca. A cidade medieval de Wittenberg, o centro da história, será representada pela cidade tcheca de Kolín, a cerca de 50 km de Praga. Além de Kolín, outras localidades pseudo-alemãs serão os castelos Krivoklát e Zvíkov e as cidades de Kutná Hora, Ceský Krumlov, Telc e entre outras.



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Notícias Tchecas


  No dia 28 de Outubro comemorou-se o dia nacional tcheco, ocasião em que se relembra a fundação da Tchecoslováquia em 1918. Até aquele ano, existia um reino tcheco, às vezes independente, as subordinado a vizinhos poderosos. Por cerca de 400 anos, de 1526 a 1918, o reino tcheco viveu incorporada ao império Austro - Húngaro governado pela a família de Habsburg. Durante o domínio, austríacos tentaram de todas as formas “germanizar” o povo tcheco e convertê-lo à religião católica. Terminada a Primeira Guerra Mundial, o povo tcheco reconquistou sua independência, libertou-se do jugo austríaco e criou a primeira república chamada Tchecoslováquia, unindo a Boêmia e a Morávia, (que abrigavam o povo tcheco), a Eslováquia , e o povo de uma pequena parte da Rússia, que se situava aos pés das montanhas chamadas “Carpatas”.

   Para o presidente da nova república foi eleito o professor Tomás G. Massaryk, um filósofo e intelectual de grande prestígio na comunidade internacional daquela época. As regiões da Boêmia e da Morávia, dentro da República, eram fortemente industrializados e tinham relativamente alto padrão de vida. Já a parte eslovaca, de forte influencia húngara, era mais agrícola. Durante os 20 anos seguintes a Tchecoslováquia desenvolveu ainda mais seu parque industrial e seu sistema democrático formado por um parlamento, partidos políticos, primeiro ministro e o presidente. Com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha vizinha, a minoria alemã que vivia na Tchecoslováquia começou a organizar um movimento contrario ao governo, que culminou, no ano de 1938, com a anexação da parte da república Tcheca ao 3º Reich de Hitler. No ano de 1939, os alemães ocuparam o que restava da república. A parte eslovaca proclamou sua independência, criando o estado Eslovaco, e se aliou a Hitler. E assim terminou a Primeira República da Tchecoslováquia, cuja fundação, no dia 28 de outubro de 1918 é comemorada.


sábado, 15 de outubro de 2016

Notícias Tchecas

      O número de turistas estrangeiros que visita a República Tcheca está aumentando cada vez mais. Isso, não somente na alta temporada de verão, como também em outras épocas do ano. O centro histórico de Praga lembra a torre de babel, tantas são as línguas ouvidas nas ruas. Estatísticas informam que no primeiro semestre de 2016, 13 milhões e 600 mil turistas visitaram o país. Isso é mais do que a população local inteira, que conta com cerca 10 milhões de habitantes. No ano passado, o total de turistas ultrapassou os 25 milhões.
  
    Em agosto deste ano, a produção industrial na União Europeia aumentou, em média, 1,4%, sendo que a República Tcheca apresentou o melhor resultado entre os países membros, com mais de 2% de crescimento. Em segundo lugar ficou a Holanda e em terceiro, a Alemanha. E falando de recordes, em setembro a fábrica de automóveis Skoda vendeu 107.000 veículos, o que representa um aumento de 26 mil unidades em relação a agosto.

     O Livro Guinnes relaciona recordes mundiais de todos os tipos: a pessoa mais alta, mais gorda, mais velha, o rio mais comprido, e similares. O goleiro tcheco Petr Cech entrou nesse famoso livro porque, como jogador da liga de futebol inglesa Premier League não sofreu nenhum gol em 180 jogos. Outro esportista tcheco no livro é o jogador de hóquei no gelo Jaromir Jagr, que é autor do maior numero de gols na NHL, a liga mais importante canadense e também mundial.
    



sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Notícias Tchecas

     Quarta-feira passada, dia 5, o povo tcheco, junto com intelectuais, artistas e políticos do mundo inteiro lembraram os 80 anos de nascimento do ex-presidente tcheco Václav Havel, falecido há cinco anos. Em Praga, houve uma manifestação popular na Praça São Venceslau, a realização de um concerto de gala no Rudolfino, principal sala de concertos da cidade e apresentações de obras do homenageado em vários teatros. 
Além disso, houve abertura de exposições, palestras e programas especiais na televisão e nas rádios. Na prisão Bory, na cidade Plzen, onde Havel foi aprisionado pelos comunistas, foi colocada uma placa com seu nome. O ex-presidente foi lembrado no Parlamento Europeu e várias estadistas prestaram homenagens.

     A atual República Tcheca teve vários presidentes, alguns famosos como o primeiro, T. G. Masaryk, e outros menos conhecidos. Alguns respeitados, outros tolerados e até odiados. Havel, escritor e dramaturgo, conquistou o mundo pela sua obra teatral e principalmente pela luta pela democracia e liberdade, em especial na sua pátria, onde liderou a Revolução de Veludo que acabou com 40 anos da opressão comunista. Jornais europeus, entre eles o Die Welt alemão, lamentaram a falta, nos dias atuais, de um personagem como Havel, respeitado e venerado pelos democratas do mundo inteiro. Lamentavelmente o presidente atual Milos Zeman é muito ocupado e não participou destas homenagens.


sábado, 1 de outubro de 2016

Notícias Tchecas

     A viagem à Eslováquia e à República Tcheca dos enófilos brasileiros foi um sucesso. Na Eslováquia degustaram excelentes vinhos diretamente nas vinícolas e nas cavas subterrâneas e visitaram outros pontos, entre eles o castelo Pedra Vermelha que impressionou com sua extensão e com o acervo de armas, roupas e móveis históricos. Na Morávia do Sul a satisfação com os vinhos apresentados aumentou ainda mais. Os pratos regionais servidos nos restaurantes selecionados completaram a inédita experiência enogastronômica.
Na República Tcheca, reservaram um dia para uma visita à espetacular fábrica de cerveja Pilsen-Urquel na cidade de Plzen que coroou a excursão. Outra surpresa foi o nível da hotelaria em pequenas cidades visitadas, compatível com o padrão europeu. Em Praga o grupo ficou acomodado no hotel Waldstein, no bairro Malá Strana. O prédio histórico, muito romântico e bem localizado compensou a falta de elevador, moderno equipamento necessário, porém inviável em determinadas construções centenárias.

     Praga, como cidade, é um encanto e seduz os turistas. Milhares de prédios históricos conservados, igrejas com altíssimas torres, museus, inúmeras cervejarias, restaurantes, cafés compõem o visual da cidade. Lojas com jóias tchecas, com destaque para a granada tcheca com sua cor vermelha escura intensa e os cristais   tcheco    são     tentações
irresistíveis. O transporte rápido, limpo e seguro facilitam os deslocamentos na cidade. O policiamento discreto nas ruas garante a segurança dos turistas, que podem passear nas ruas estreitas semi-escuras nas altas horas da madrugada. Isso sem falar na plêiade de apresentações musicais que se realizam diariamente nas salas de concertos, teatros e igrejas. E tem mais: A imprensa local dedica várias páginas para a crítica musical dos eventos realizados no dia anterior.
     A importância dessa excursão à Eslovaquia e à Republica Tcheca foi reconhecida pelo embaixador eslovaco em Brasília, senhor Milan Cigán, que intermediou uma degustação especial logo na primeira noite em Bratislava. O ex-consul tcheco em Brasília Viktor Dolista conseguiu uma autorização extra para o grupo conhecer o palácio de Cernin, secular prédio onde funciona o Itamarati Tcheco. A atuação desses dois diplomatas é um exemplo da verdadeira diplomacia, que aproxima os povos e estreita os laços de amizade entre nações.