Quem está salvando a reputação dos esportistas tchecos nos Jogos Olímpicos de Inverno é a patinadora Martina Sablikova. Depois de conquistar o ouro nos três mil metros, acrescentou o bronze nos mil e quinhentos metros. E para completar a safra das medalhas, na corrida de cinco mil metros Sablikova chegou em primeiro lugar e ficou com a segunda medalha de ouro. Os esquiadores tchecos também faturaram medalha. Na corrida de revezamento de quatro por dez quilômetros, o time tcheco conquistou a medalha de bronze.
Um dos grandes e mais conhecidos fabricantes de sapatos é a firma tcheca Bata que hoje tem filiais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Uma das principais filiais está em Canadá na cidade de Toronto onde existe até um museu de sapatos com treze mil pares expostos, alguns bem antigos de até quatro mil anos atrás. Recentemente foi aberta uma exposição só de sapatos com salto alto. A prática de aumentar a altura de sapatos já era conhecida no século 16 e foi sinônimo de gente rica. O salto alto é hoje acessório quase obrigatório no sapateiro de qualquer mulher das mais pobres às mais sofisticadas, incluindo muitas primeiras damas que chegam a ter mais de mil pares.
No inverno, uma das brincadeiras das crianças é a construção de bonecos de neve. No caso dos adultos, há até competições na construção de casas, castelos e outras figuras. Recentemente foi construído na República Tcheca, num centro de esportes de inverno, o Harrachov um castelo medieval com muros, torres, sendo que uma das torres mede 13 metros de altura. A inauguração foi em grande estilo com a simulação de uma batalha no estilo medieval. Os visitantes podem apreciar essa obra de arte diariamente, enquanto o sol da primavera não acabar com a brincadeira.