quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 28/07/2012

A crise econômica atingiu o mundo inteiro, mas as soluções adotadas pelos vários governos divergem. O governo tcheco está diminuindo as despesas, cortando vagas na administração e adotando redução dos salários. Nos últimos dois anos, 12 mil funcionários públicos foram dispensados. É natural que existem protestos, mas estes também têm formas diversificadas. Por exemplo, policiais e bombeiros tchecos, em vez de fazer greve, vão todos, no mesmo dia doar sangue, paralisando, assim, os serviços. Imagine como cresceria o estoque de sangue se o mesmo procedimento fosse adotado pelas inúmeras categorias de funcionários públicos no Brasil, constantemente em greve.


Além dos esportistas, do público e de turistas, os Jogos Olímpicos estão atraindo para Londres, artistas que querem pegar carona no frêmito das competições. Um deles é o artista plástico tcheco David Cerny, que inventou um ônibus que faz exercícios. Braços mecânicos acoplados levantam a parte da frente do ônibus, criando a idéia de que está fazendo flexões. Completa a criação, a emissão de sons imitando os produzidos pelas pessoas que realizam pesados exercícios. E para completar, o traseiro do ônibus tem formas similares às do corpo humano. O invento foi pintado na cor vermelha, como os tradicionais ônibus londrinos, chamando ainda mais a atenção de todos. Certamente, se dependesse da platéia, a obra do artista tcheco David Cerny conquistaria uma medalha de popularidade.

Um livro sobre magias, que traz, por exemplo, uma receita para enriquecer, está exposto no museu Kittel, na pequena cidade de Pencin-Krasna, na República Tcheca. A dificuldade está na execução da receita. É que o texto foi escrito em alemão arcaico, e a simbologia só é compreensível para os iniciados nos rituais mágicos do passado. Além disso, existe uma maldição que persegue os proprietários. Talvez seja melhor não mexer com isso. O tiro pode sair pela culatra e o curioso ficar mais pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário