sexta-feira, 3 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 04/08/2012

No último domingo, 29 de julho, tchecos e eslovacos, incluindo gente do povo, personalidades e autoridades reuniram-se numa grande confraternização promovida pela tradicional Festa da Fraternidade. A coexistência entre os dois povos tem longa tradição. No passado, esses vizinhos geográficos e falantes de línguas bem parecidas alternavam a convivência numa estrutura comum, com períodos de separação em unidades independentes. Por duas vezes, tchecos e eslovacos formaram um mesmo estado, a Tchecoslovaquia, e por duas vezes, se separaram, formando as, hoje, República Tcheca e Eslováquia. A última separação ocorreu exatamente 20 anos atrás. Mas as divisões administrativas não abalaram a amizade e o quase parentesco entre eles. Prova disso é essa festa, realizada desde 1845 na fronteira entre os dois territórios na pequena vila de Velka Javorina, mostrando que os laços entre os povos irmãos continuam se fortalecendo cada vez mais.

O Canto Coral tem uma longa tradição na República Tcheca, com frequentes competições entre coros, desde a Idade Média. A musicalidade, natural entre os tchecos, reverte em alto nível artístico, tanto nos coros profissionais como nos amadores. O resultado foi comprovado pela ótima performance tcheca, mostrada no recente campeonato mundial, uma das mais difíceis competições do estilo, realizado este ano na cidade americana de Cincinnati. Concorreram 362 coros de 64 países. Os coros tchecos arrebataram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Merecem parabéns.

A representação tcheca, presente nesta edição dos Jogos Olímpicos, que está sendo realizada em Londres, conta com 133 atletas. Entre eles participam vários recordistas mundiais com reais chances de medalhas olímpicas, como certamente mostrarão os resultados das competições. Entre as autoridades presentes na cerimônia da abertura, estava o presidente tcheco Václav Klaus, que aproveitou a presença na capital inglesa, para inaugurar a casa olímpica tcheca, um tipo do centro da cultura tcheca, aberta ao público em geral, com apresentações de concertos e shows, exposições e palestras. Lá também funciona um restaurante que, além de comida típica, serve principalmente a mundialmente cultuada cerveja tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário