quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

 Após recentes eleições que escolheram deputados para o Congresso Tcheco, está se formando um novo governo constituído pelos partidos mais votados. Os acordos já foram firmados. Só falta a nomeação dos ministros pelo presidente. Algumas regras já foram aceitas pela nova coalizão que vai governar o país. Entre elas, a determinação de que a parte executiva dos ministérios e dos ministros escolhidos pelos políticos  devem ser compostas por profissionais técnicos de cada área, escolhidos em concurso público. A permanência no cargo dependerá da eficiência e não do nome ou do partido do ministro.
Dan Brown, um dos escritores mais lidos nos últimos tempos, autor de O Código da Vinci e outros livros de sucesso, está passando férias com esposa, em Praga. Encantado com os atrativos históricos da capital tcheca, ele visitou, além dos pontos tradicionais, os porões romanos localizados sob o Castelo de Praga, as catacumbas sob a Praça de São Venceslau e estudou as tradições históricas do antigo bairro judeu em Praga. Estaria ele procurando inspiração para um próximo best-seller?
 A história da República Tcheca, país localizado no centro da Europa, é repleta de conflitos com vizinhos mais poderosos, analisados detalhadamente por historiadores tchecos. Daí a razão de muitos estudiosos tchecos se destacarem internacionalmente. É que seus estudos não se limitam a acontecimentos locais. Há mais de cem anos, muitos deles vêm se dedicando e se tornando grandes especialistas na história do Egito, da época dos faraós. Várias pirâmides, repletas de tesouros, foram descobertas por esses cientistas tchecos. A última descoberta foi a da câmara mortuária do médico de um dos faraós da quinta dinastia, que viveu cerca de 2.500 anos antes aC. Em 2012, os tchecos também descobriram um complexo de tumbas pertencente a uma princesa também da quinta dinastia. Com essas descobertas, segundo ranque promovido pelo jornal Heritage Daily, os arqueólogos tchecos conquistaram o sexto lugar entre os que fizeram descobertas arqueológicas recentes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário