Em 05 de janeiro, como em todos os anos, uma procissão organizada pela Igreja Católica passou pelo centro de Praga. Nela,os três Reis Magos, montados em camelos e acompanhados por um grupo de músicos tocando tambores e flautas antigas, desfilaram levando presentes ao Menino Jesus. Essa é uma tradicional procissão que abre importante coleta de donativos para idosos e deficientes físicos e atraem centenas de pessoas apreciadoras do belo evento.
Enquanto nos Estados Unidos e o Canadá o clima castiga com frio glacial, na República Tcheca são registradas altas temperaturas, nunca vistas nesta época do ano. Algumas árvores frutíferas já começaram a florir, talvez se esquecendo de que o frio de inverno, que mais cedo mais tarde vai atacar com mais força, queimará as lindas flores. E sem flores, não haverá frutos. A falta de frio e de neve também prejudica os donos de estações de ski e os praticantes de esportes de inverno. A solução para os mais abastados é procurar montanhas mais altas nos vizinhos Alpes Austríacos, onde a neve nunca falta. Já para a falta de frutos, o jeito é importar a preços nem sempre acessíveis para boa parcela da população.
Tchecos adoram História. Frequentemente recriam batalhas do passado, imitando roupas e armamentos da época. Para sanar a falta de trajes antigos verdadeiramente históricos, existem oficinas especialistas em costurar vestimentas e fabricar armaduras medievais. Uma delas está situada na pequena vila de Orisek, onde o mestre Mojmir Vital fabrica essas peças como as do passado. Não é uma produção em série, cada interessado precisa tirar medidas, submeter-se às provas para que a armadura caia perfeitamente no corpo do cliente, igual a um terno de casamento feito por alfaiate. Com o aumento de criminalidade rondando pelo Brasil, uma idéia interessante seria não somente blindar carros, mas também encomendar armaduras de aço feitas sob medida!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário