Dias atrás, a Embraer apresentou o novo modelo do avião
militar de transporte KC-390, produzido em conjunto com a empresa tcheca Aero
Vodochody. Os parâmetros técnicos excepcionais são o resultado da cooperação
técnica entre os dois países, o Brasil e a República Tcheca, ambos considerados
top na indústria aeronáutica mundial.
O lançamento do novo avião reuniu
autoridades brasileiras lideradas por Celso Amorim, ministro da defesa, Suniti
Saito, comandante da aeronáutica, e pelos representantes tchecos, brigadeiro
Libor Stefánik, comandante da força aérea, e Jirí Havlík, embaixador da
República Tcheca no Brasil. Entre os quase
mil convidados de 32 países, estava o
ministro de defesa da Argentina, país
que também participou no desenvolvimento desse extraordinário avião. A produção
em série está prevista para 2016. O público presente formado por militares,
técnicos, diplomatas e políticos foi unânime na avaliação super-positiva do novo
avião.
A invenção do avião se deu no início do século 20 e é
disputada pelos irmãos Wright, que conseguiram, em 1903, voar alguns metros, na
Carolina do Norte, Estados Unidos, e pelo brasileiro Santos Dumont, para nós, o
pai da aviação, que, em 1906, voou cerca de 60 metros a uma altura
de 2 a 3 metros, em Paris. Hoje em dia, o avião é um dos mais comuns meios de
transporte. Na República Tcheca, o primeiro vôo de avião, construído pelos
tchecos J. Kaspar e E. Cihák ocorreu em 1911.
O parque industrial tcheco daquela época era bem desenvolvido e, assim, a fabricação de aviões em série se
desenvolveu logo. A indústria aeronáutica cresceu e conquistou o mercado
europeu. Atualmente, a fábrica Aera Vodochody constrói aviões a jato civis e
militares e concorre com as principais marcas mundiais.
Além dos aviões de
hélice e a jato, a produção de planadores na República Tcheca apresenta vários
modelos usados pelos apreciadores desta modalidade não só na República Tcheca
como também no exterior.
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