quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Notícias tchecas

 Dias atrás, a Embraer apresentou o novo modelo do avião militar de transporte KC-390, produzido em conjunto com a empresa tcheca Aero Vodochody. Os parâmetros técnicos excepcionais são o resultado da cooperação técnica entre os dois países, o Brasil e a República Tcheca, ambos considerados top na indústria aeronáutica mundial.

 O lançamento do novo avião reuniu autoridades brasileiras lideradas por Celso Amorim, ministro da defesa, Suniti Saito, comandante da aeronáutica, e pelos representantes tchecos, brigadeiro Libor Stefánik, comandante da força aérea, e Jirí Havlík, embaixador da República Tcheca no Brasil.  Entre os quase mil convidados de 32 países,  estava o ministro de defesa da Argentina,  país que também participou no desenvolvimento desse extraordinário avião. A produção em série está prevista para 2016. O público presente formado por militares, técnicos, diplomatas e políticos foi unânime na avaliação super-positiva do novo avião.
 A invenção do avião se deu no início do século 20 e é disputada pelos irmãos Wright, que conseguiram, em 1903, voar alguns metros, na Carolina do Norte, Estados Unidos, e pelo brasileiro Santos Dumont, para nós, o pai da aviação,  que,  em 1906, voou cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros, em Paris. Hoje em dia, o avião é um dos mais comuns meios de transporte. Na República Tcheca, o primeiro vôo de avião, construído pelos tchecos J. Kaspar e E. Cihák ocorreu em 1911.
 O parque industrial tcheco daquela época era bem desenvolvido e, assim, a fabricação de aviões em série se desenvolveu logo. A indústria aeronáutica cresceu e conquistou o mercado europeu. Atualmente, a fábrica Aera Vodochody constrói aviões a jato civis e militares e concorre com as principais marcas mundiais.
 Além dos aviões de hélice e a jato, a produção de planadores na República Tcheca apresenta vários modelos usados pelos apreciadores desta modalidade não só na República Tcheca como também no exterior.




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