sexta-feira, 4 de maio de 2018

Notícias Tcheca

  Na noite de 30 de Abril, em muitos lugares na República  Tcheca, foram  acesas grandes fogueiras. Isso é uma antiga tradição ainda da época pagã. Os antepassados dividiam o ano em dois períodos: do frio e do calor. O período do calor começava no dia 1º de Maio. A passagem entre os dois períodos, exatamente a noite de 30 de Abril, era cheia de perigos .Era a noite das bruxas e feiticeiras. A única defesa eficaz com elas era o fogo. Daí a razão das fogueiras. Além do fogo, outra precaução contra a vista de uma bruxa consistia em fazer uma boa faxina pois as bruxas não gostam de casa arrumada. Também se colocaram pregos e areia na soleira da porta de entrada , grafam  três cruzes brancas com giz  na parede externa e penduram galhos verdes com espinhos. Mas, a atração principal eram as fogueiras noturnas que além, de afugentar as bruxas, eram um protesto para uma festa com bebidas e danças . E para aumentar a fertilidade da terra a crença aconselhava uma mulher  a sentar se no campo, desvestida da cintura para baixo. Olha ai uma sugestão para os agrônomos! Já o dia primeiro de Maio é o dia do amor e dos namorados, o tema perfeito dos poetas e escritores.  

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Notícias Tchecas


   

         Na última sexta-feira, 13 de abril, faleceu, aos 86 anos, Milos Forman, diretor de cinema tcheco, ganhador de duas estátuas de Oscar e de três Globos de Ouro, a versão francesa de Oscar. Formado em Praga na Faculdade de cinema da Academia das Artes, logo nos primeiros filmes conquistou elogios de críticos cinematográficos.  Entretanto, o filme O Baile dos Bombeiros sobre bombeiros voluntários e suas trapalhadas numa vila do interior, rodado em 1967, foi duramente criticado pelos poderosos dirigentes do Partido Comunista. Censurado e impedido de trabalhar livremente, Forman emigrou para os Estados Unidos, onde obteve seu reconhecimento internacional que culminou com o filme Um estranho no Ninho sobre um interno em um manicômio, ganhador de 5 Oscars, e com o filme Amadeus, retrato de um Mozart indomável, que levou 8 Oscars. Todos os meios de comunicação mundiais lamentaram o falecimento desse autêntico e ímpar artista do cinema. A reação mais afetiva veio na imprensa tcheca que o qualificou como o melhor diretor tcheco de todos os tempos e um dos maiores do mundo. Adorado por atores, colaboradores e até por concorrentes, seu legado aguarda uma análise profunda, tanto do ponto de vista técnico, como estético e humano. O povo tcheco perdeu um patrício que prestou um serviço incalculável na difusão da cultura tcheca pelo mundo.


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Notícias Tchecas


   Acaba de ser escolhido o novo maestro titular da principal orquestra sinfônica do país, a Filarmônica Tcheca. Trata-se de Semjon Byckov, americano de origem russa, que dirigirá esse famoso conjunto nos próximos cinco anos. Para a estreia no cargo, o novo chefe escolheu uma especialidade sua, 2a sinfonia, Ressurreição, de Gustavo Mahler. A filarmônica participará das comemorações dos cem anos da fundação da antiga Tchecoslováquia com uma série de concertos locais e internacionais, abrangendo apresentações em Londres, Hamburgo e Nova York. Nesta última, se apresentará no Carnegie Hall, a principal sala da cidade. A lista de solistas e regentes convidados para a temporada de 2018/2019 é repleta de estrelas de primeira grandeza, incluindo o maestro da Filarmônica de Berlim, Simon Rattle. Além do repertório tradicional,  serão executadas obras contemporâneas, encomendadas a importantes compositores da atualidade. A temporada promete grandes emoções musicais.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

     O ministro de justiça tcheco atendeu ao pedido dos Estados Unidos e extraditou o hacker russo Nikulin para lá, onde deve responder o processo na justiça. A única voz contrária a essa decisão foi a do presidente tcheco Milos Zeman, que preferia devolver o hacker para a Rússia, atendendo ao pedido do país de origem. É mais um exemplo negativo das atitudes do presidente, que prefere agradar os amigos russos em vez de respeitar normas internacionais.







sexta-feira, 13 de abril de 2018

Notícias Tchecas

     Nos próximos dias, Jiri Havlík está se despedindo do Brasil, onde, desde 13 de setembro de 2013, exerceu de forma exemplar o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Tcheca no Brasil e nos países acreditados – Guiana e Suriname. Formado em economia e comércio internacional, poliglota (fala tcheco, espanhol, português, inglês, francês e russo), antes de entrar no serviço diplomático foi diretor de duas importantes editoras de arte em Praga, Artia e Odeon. Na Itamarati tcheco ocupou várias diretorias e representou o país na Inglaterra como primeiro secretário da embaixada em Londres e como embaixador na Bélgica, no México e por último no Brasil. Sua eficiência e experiência diplomática resultaram em valorização do prestígio da República Tcheca tanto nos meios governamentais brasileiros como no meio empresarial e político. Sua simpatia pessoal conquistou muitas amizades, tanto entre outros embaixadores como entre conterrâneos e círculos intelectuais em Brasília. Não menos elogiados foram os seus dotes de cantor erudito, dono de um baixo potente de timbre comparável a cantores líricos. Com sua aposentadoria, Brasília ficará órfã dele e da sua simpática e amável esposa Hana. A Sociedade Cultural Brasil República Tcheca, na pessoa do seu presidente, o professor Bohumil Med, deseja ao casal Havlík merecido descanso após a missão cumprida, muita saúde e felicidade na nova fase da vida. Para nós, vai ficar a saudade e a expectativa de um reencontro, talvez, um dia, em Praga.



sexta-feira, 6 de abril de 2018

Notícias Tchecas


     A confusa situação no ambiente político, repleto de desonestos, mentirosos e demagogos representantes do povo que aqui vivemos, aflige também a população de outros países. Na República Tcheca, cidadãos honestos e bem intencionados estão se organizando para mudar essa situação. Como a maioria dos partidos está corrompida, estão surgindo movimentos independentes desvinculados das atuais estruturas políticas. Um deles é o movimento "Chega! Basta!", em Praga, que também tem como meta apoio, inclusive financeiro, aos idosos e inválidos, ampliação de áreas verdes na capital,  acesso a serviço médico para toda a população, prevenção da criminalidade e ajuda à vitimas de crimes. Uma boa solução apresentada é, citando cidades como Paris, Stuttgart, Munique, franquear passagens de ônibus e de metro e, com isso, diminuir o trânsito de carros particulares nas grandes cidades para reduzir a poluição do ar. Outra proposta é ampliar o reaproveitamento do lixo que tanto polui o ar, a água, os rios e o mar.
Ladislav Kunert
    
Rudolf Mazac
Quem está à frente do movimento são cidadãos comuns que não aguentam mais a situação atual. Um deles é Rudolf Mazac, músico de profissão, virtuose trompista internacional, maestro, compositor, editor e produtor musical. O outro é Ladislav Kunert, funcionário de empresa de transportes municipais. Sem dúvida, o movimento "Chega" Basta!" merece, além do apoio, copiá-lo, inclusive em Brasília. O programa local podia ser ampliado com propostas relativas a saúde, educação, segurança e a impunidade dos colarinhos brancos. Procuram-se novos líderes para criar o movimento "Chega! Basta"! em Brasília.


quarta-feira, 28 de março de 2018

Notícias Tchecas



     Musicalidade é uma das características do povo tcheco, não só dos executantes profissionais e amadores, como também do público em geral que lota diariamente as muitas salas de concertos. Isso também explica o número de festivais de música erudita organizados anualmente. O mais conhecido é o Primavera de Praga. Outro festival muito prestigiado é o "Festival Internacional A Praga de Dvorak", que este ano realiza a 11ª edição. Será entre os dias 7 e 21 de setembro. O tópico são obras vocais do famoso compositor tcheco. Os eventos ocorrerão nas principais salas de concerto da capital tcheca, com a participação de conjuntos nacionais e internacionais. O acontecimento principal será a interpretação do Oratório Santa Ludmila pela Filarmônica Tcheca, na Rudolfino, a principal sala de concertos da capital, sob a direção do jovem maestro Jakub Hrusa. O concerto será transmitido ao vivo para a praça Jan Palach. Lá vários coros vão cantar junto com os artistas, que estarão no palco da sala principal, para uma multidão que se aglomerará diante dessa grandiosa realização. Mas atenção! brasileiros que quiserem comparecer  ao evento deverão reservar passagens aéreas para Praga com grande antecedência.
****************************************************************************
   A morte de Jesus Cristo é lembrada por todos os cristãos, independentemente da nacionalidade e da igreja que freqüentam. O que varia, são os rituais e as tradições comemorativas. Variam até os dias da comemoração. O dia mais importante é a sexta-feira da Paixão,  que no Brasil é considerado feriado nacional. Já na República Tcheca, o feriado é na segunda-feira. Uma das tradições ligadas à Páscoa são os ovos pintados. Ovos cozidos são pintados de várias cores, muitas vezes com desenhos verdadeiramente artísticos. Também se pintam ovos vazios. Com um pequeno furo se esvazia o ovo cru, que depois será pintado. A vantagem do ovo vazio é a durabilidade. Ele pode se guardado para os anos seguintes. 
Outra tradição popular refere-se ao destino desses ovos pintados. Na segunda-feira, rapazes armados com varinhas enfeitadas visitam as casas onde moram moças e simbolicamente batem nelas com essas varinhas. Para se salvarem, as moças precisam dar aos rapazes os ovos pintados e oferecer-lhes um pequeno lanche, uma bonita tradição que, infelizmente, não chegou ao Brasil.

    A  Sociedade  Cultural   Brasil- República Tcheca, na pessoa do seu presidente, o professor Bohumil Med, deseja à todos os ouvintes de Brasília Super rádio FM e a todos os amigos do blog, uma Feliz Páscoa!.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Notícias Tchecas



       A capital da República Tcheca é situada exatamente no centro da Europa. Isso é uma das razões pelas quais  é cada vez maior a movimentação dos aviões no aeroporto de Praga, cujo nome é Václav Havel, em homenagem ao grande presidente tcheco da era pós-comunista. A partir deste domingo o número de linhas aéreas, operadas por 67 companhias internacionais que têm ponto no aeroporto, aumentará para 157, tornando-se um dos mais movimentados da Europa. As linhas mais frequentadas são para Moscou, com 63 voos semanais (quase dez por dia), para Amsterdam, na Holanda, com 58 voos e para Varsóvia, com 51 voos por semana. Só falta uma linha direta para  Brasília.

************************* 

     A natureza não respeita o calendário. O início da primavera,tradicionalmente com temperatura mais amenas, neste ano castigou os tchecos com uma onda gelada, com termômetro marcando até 20 graus negativos. As previsões para os próximos dias são de relaxamento do frio, mas ainda abaixo do zero graus.


************************   

     O esporte mais popular na República Tcheca é o ciclismo,  opção de um terço de esportistas amadores ativos. Entre as mulheres, o ciclismo empata com o jogo de vôlei. O segundo esporte dos homens é o futebol. Outro esporte popular são as corridas. Os motivos para praticar atividades esportivas são o prazer de se movimentar, de combater o estresse, melhorar a condição física e a saúde. Praticar esporte, mesmo como amador, tem seu custo, começando com o tênis, a roupa especial, as bicicletas e outros aparelhos. Este custo precisa ser incluído no orçamento familiar.  Uma parte da população, em vez de suar a camisa, prefere assistir ao desempenho dos atletas, sentados na poltrona na frente da televisão, tomando cerveja. Dependendo do número de cervejas consumidas, os custos podem ser equivalentes aos preços de aparelhos esportivos.

  

sexta-feira, 16 de março de 2018

Notícias Tchecas



   Neste ano, os tchecos têm várias datas para lembrar e outras para comemorar. A fundação da Tchecoslováquia, há exatos cem anos, será comemorada em grande estilo. Já a ascensão dos comunistas ao poder em 1948 e a invasão das tropas soviéticas em 1968 só serão lembradas. Não há nada a comemorar. Uma forma de lembrar datas importantes ou lugares visitados são os souvenires.  Canecos, pratos ornamentais, fotografias, livrinhos, imãs de geladeira, plaquetinhas de metal para afixar nas bengalas ou nos chapéus são os mais comuns. Na República Tcheca existe uma firma dedicada à fabricação destas bugigangas. A especialidade da casa são os pequenos medalhões de madeira com dizeres relativos a cada evento.
No   ano   passado,  os  700  anos  de nascimento     do     rei     Carlos     IV    foram  comemorados  com  a emissão especial   desses  medalhões.   Neste ano,   além     das     principais   datas  nacionais,    serão  lembradas   datas  locais,      como    a       abertura     de    uma     prefeitura,     feitos  de     uma  personagem   do  lugar  e    similares, totalizando    a    produção  anual   de cerca de  130 tipos  de medalhões   e lembranças, alcançando  o total de um milhão  e meio de produtos. Nada mal!
**********************************************************************************************

   Na quarta-feira passada, o presidente Milos Zeman comemorou sua reeleição para o principal cargo da República Tcheca. Houve um concerto comemorativo, realizado no Castelo de Praga, residência oficial dos presidentes. Zeman reuniu cerca de mil amigos e apoiadores para apreciar o programa, que mesclou música erudita e popular com discursos políticos. Paralelamente, milhares de pessoas manifestaram nas ruas seu repúdio às declarações insistentes do presidente contra jornalistas e a televisão, que tiveram a coragem de criticar o todo poderoso mandatário.



sexta-feira, 2 de março de 2018

Notícias Tchecas




   A tcheca Ester Ledecká ganhou a segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul. Desta vez no grande slalom paralelo, descendo a montanha de snowboard. Na semana passada, ela ganhou o ouro no grande slalom descendo de esqui. É a primeira vez que uma esportista consegue vencer duas categorias nos mesmos jogos, usando aparelhos diferentes – uma vez esqui e outra vez snowboard. Ester venceu as concorrentes dos países europeus que têm à disposição montanhas cobertas de neve praticamente o ano inteiro e podem treinar sempre. Já a tcheca tem neve no máximo quatro meses por ano, o que a coloca em grande desvantagem. Com suas conquistas, mostrou que condições ideais não são tudo. Perseverança e dedicação podem vencer obstáculos. No total, a delegação tcheca conquistou sete medalhas sendo: duas de ouro, duas de prata e três de bronze. Na classificação geral, o país ficou no 14º lugar.

     Comparando com anos passados, neste início de ano, o inverno estava bem morno na Republica Tcheca. Conforme registros que começaram em 1775,  este janeiro foi o terceiro mais quente da história. A média normal de temperaturas em janeiro é um pouco abaixo de zero grau. Neste ano a média ficou em 5,3 graus positivos. Pelos padrões europeus é um calor danado. Mas na segunda quinzena de fevereiro o frio caprichou. Chegou a 20 graus negativos. Congelou rios e lagoas e cobriu com neve todo o território nacional. Os estudantes estão adorando. É que por causa desse frio siberiano, as aulas foram suspensas, permitindo-lhes horas livres para brincadeiras na neve e prática de esqui nos parques das cidades.



  


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Notícias Tchecas



     Em 1948, entre os dias 17 e 25 de fevereiro, o partido comunista tcheco, liderado por Klement Gottwald, promoveu um golpe de estado que transformou o país democrático numa cruel ditadura. O momento decisivo foi no dia 25, quando houve uma grande manifestação na Praça da Cidade Velha, em Praga, na presença de milícias populares armadas, recrutadas em fábricas e tropas da polícia. Com esse suporte Gottwald pronunciou um discurso informando que o presidente Eduard Benes aceitava exigir a renúncia dos ministros do governo pós-guerra e a nomeação de substitutos indicados por Gottwald. O novo regime, apoiado pela União Soviética instalou o terror. Organizou falsos processos que culminavam em pena de morte, nacionalizou a indústria e o comércio, confiscou as propriedades rurais e criou cooperativas agrícolas no estilo dos kolchoz russos (fazendas agrícolas coletivas). Em pouco tempo a economia do país entrou em colapso. Começou a faltar tudo, inclusive comida. O prometido paraíso comunista faliu. Foram necessários 40 anos de sofrimento para acabar com o falso bem estar promovido pelo comunismo e permitir ao país voltar a respirar livremente, sem medo da polícia secreta e da perseguição ferrenha dos órgãos da repressão política.
   

A maior surpresa dos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, realizados na Correia do Sul, foi a medalha de ouro conquistada pela esportista tcheca Ester Ledecka no super slalom, modalidade em que ocupava a 28ª posição. Sem nenhuma expectativa, ela desceu o difícil traçado totalmente relaxada, brincando com as dificuldades da prova. Nem acreditou quando viu anunciado o melhor tempo da prova e a inesperada medalha de ouro para a delegação tcheca. Ester é especialista no snowboard, aquela prancha que substitui o esqui. Nessa disciplina ela está bem cotada. Poderá ganhar mais uma medalha.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Notícias Tchecas


    As comemorações dos 100 anos da fundação, em 1918, da antiga Tchecoslováquia começaram no início de janeiro e se estenderão pelo ano inteiro. No Castelo de Praga foi aberta uma exposição com documentos relativos à historia do país. Relíquias, livros antigos, diplomas, decretos e objetos desde o século XI registram a transformação do principado em reino tcheco. Várias dessas preciosidades estão sendo apresentadas para os visitantes pela primeira vez. Completam a exposição tesouros encontrados nas tumbas dos antigos reis.


      de janeiro de 1993 é uma data importante na história do país. Depois de longas conversas e complicadas negociações a então Tchecoslováquia foi dividida em dois países independentes: a República Tcheca e a República da Eslováquia. Diferentemente do que ocorreu com vários países que foram desmembrados, o divórcio entre tchecos e eslovacos aconteceu sem traumas, sem agressões, sem guerra. Os 25 anos da independência dos dois países eslavos, lembrados neste início de 2018, mostraram-se como a melhor solução para as duas partes, que aprenderam a caminhar sozinhas e a desenvolver indústrias e comércio independentemente dos ex-parceiros. Mesmo com uma fronteira que separa os dois países, o relacionamento pessoal entre seu povo transcorre em clima de amizade e respeito mútuo. Prova disso é a recepção a ser oferecida pela Embaixada da Eslováquia em comemoração a essa data, que ocorrerá no fim desde mês, para a qual, vários tchecos residentes em Brasília foram convidados, inclusive este comentarista.




sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Notícias Tchecas



Um dos mais importantes artistas tchecos, o ator e diretor cinematográfico Jiri Menzel, receberá o prêmio Câmara Berlinense no festival Cinematográfico de Berlim, que começa no dia 15 de fevereiro. Essa comenda é destinada a personalidades artísticas que se destacaram na história desse famoso festival. Entre os agraciados no passado constam nomes como o ator e diretor Clint Eastwood, o diretor Sydney Pollack e atriz e diretora Jodie Foster, o que demonstra a importância da condecoração. 
     

No último sábado, 3 de fevereiro, começaram na República Tcheca as festividades de Carnaval com desfiles de máscaras. Em muitas cidades, incluindo a capital Praga, as praças e avenidas receberam alegres mascarados animados por bandas que tocaram músicas tradicionais no estilo das marchinhas carnavalescas. A tradição carnavalesca tcheca é antiga, os registros históricos já a detectam no século XIII. As festividades seguiram no domingo, continuarão neste final semana e se estenderão até a próxima semana. Para aquecer e abastecer os foliões, vários quiosques vendem cerveja, cachaça tcheca e até bebidas sem álcool. A comida preferida é a carne de porco – nada light – em várias formas. Mas também, com aquele frio de lascar, é preciso repor as energias. Um dos tópicos do Carnaval tcheco são os bailes, muitos deles com foliões escondendo a identidade atrás de mascaras.  O que falta no Carnaval tcheco são os grandes carros alegóricos, os desfiles das escolas de samba e principalmente as sambistas de pouca roupa e com evoluções artísticas nos pés.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Notícias Tchecas


     No último sábado, 27 de janeiro, foram concluídas as eleições para o posto de presidente da República Tcheca. O atual presidente, Milos Zeman, obteve pequena vantagem dos votos e será reconduzido ao cargo para mais cinco anos. Defensor incondicional da política expansionista russa, estadista imprevisível, autor de gafes incompatíveis com o cargo ocupado, inimigo da imprensa e portador de hábitos pessoais pouco recomendáveis... Tudo isso foi perdoado pelo eleitor tcheco, que viu na pessoa de Zeman a imagem de um cidadão comum. O que não deveria ser perdoado é essa simpatia pelo comunismo russo que tão mal fez ao povo tcheco quando ocupou o país com tanques, prendeu e torturou patriotas e levou a economia tcheca à bancarrota. O candidato perdedor, Jiri Drahos, professor universitário com vários títulos, trabalhos publicados em várias línguas é o representante da parte culta do povo tcheco. Suas qualidades intelectuais e extrema seriedade o qualificariam para o cargo, mas, mais uma vez, ficou provado que o povo não gosta dos intelectuais. A população tcheca perdeu uma oportunidade de eleger uma personalidade com reconhecimento e o respeito dos principais lideres mundiais, que, certamente, reforçaria o peso da Tchequia na União Europeia e nos órgãos culturais mundiais. Uma pena! Uma oportunidade perdida! Esse é o lado negativo da democracia.



sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Notícias tchecas


     Na noite da última terça-feira, dia 23, realizou-se na TV Prima o primeiro debate entre os candidatos que vão concorrer no segundo turno ao cargo de presidente da República Tcheca. Os argumentos e provas apresentadas de uma maneira séria  e  disciplinada  pelo professor universitário   Jiri   Drahos    contrastaram  com  o   estilo populista de Milos Zeman, um político de rua, que não respeitou as regras  do  diálogo  civilizado, inclusive interrompendo as falas  do oponente.  O  público  barulhento  e a direção fraca do moderador distorceram a avaliação objetiva do resultado desse debate.

 Na época do regime comunista, era quase impossível para um cidadão tcheco emigrar, principalmente se fosse para um país ocidental de regime capitalista. Da mesma maneira, a imigração de estrangeiros para a então Tchecoslováquia praticamente não existia, ninguém queria se mudar para um paraíso socialista. Depois da queda do regime totalitário em 1989, as fronteiras foram abertas para o fluxo de ida e volta. Muitos tchecos voltaram do exílio e outros emigraram. O que mais chama atenção é a quantidade de imigrantes estrangeiros que escolheram a República Tcheca para sua nova residência. Conforme as últimas estatísticas, hoje vive legalmente lá meio milhão de estrangeiros, e todos encontraram trabalho, desde os mais simples como vendedores e garçons até engenheiros e técnicos qualificados.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Notícias Tchecas



No último dia 16, o povo tcheco lembrou o sacrifício do estudante Jan Palach, que, há 49 anos, cometeu suicídio colocando gasolina e ateando fogo no próprio corpo. Uma manifestação realizada na Praça da Cidade Velha, bairro histórico de Praga, fez a homenagem póstuma a esse patriota que, com um gesto tão extremo, protestou contra a aceitação passiva da população da invasão   das   tropas  russas  em  1968 , 
que acabou com o movimento pró-democrático liderado, na época, pelo primeiro ministro Alexander Dubcek.




    
A contagem de votos dos candidatos para o cargo de presidente da República Tcheca terminou sábado à noite, dia 13. O resultado correspondeu às previsões. No segundo turno, que será realizado no final da semana que vem, vão se enfrentar o atual presidente Milos Zeman, que recebeu 38% dos votos, e o professor universitário Jiri Drahos, com 26% de preferência. Dos nove candidatos derrotados, cinco, que juntos obtiveram 30% dos votos, já prometeram apoio a Drahos. Os eleitores tchecos que votaram no exterior reprovaram maciçamente o presidente atual, Zeman. Acertos pré-eleitorais dos próximos dias e debates entre candidatos na televisão serão decisivos. Os eleitores tchecos registrados na Embaixada, em Brasília, e no Consulado Geral, em São Paulo, devem comparecer nos dias 25 (quinta-feira) e 26 (sexta-feira) entre às 14h e às 19h no mesmo endereço onde votaram na semana passada, para escolher entre o presidente atual Milos Zeman e professor universitário Jiri Drahos, o novo presidente da República Tcheca. 


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Notícias Tchecas


     Dias atrás, o presidente da República Tcheca, Milos Zeman, empossou o novo governo presidido pelo primeiro ministro Andrej Babis, que ganhou as eleições parlamentares realizadas em outubro, com uma grande vantagem sobre os concorrentes. Para se vingar da derrota, os partidos perdedores não aceitam apoiar o novo governo. Assim Babis está tendo problemas no Congresso para aprovação de propostas.
     
     Construir um bom violino que tenha sonoridade e timbre excepcional é muito difícil.   No século XVII,  na  cidade  Cremona,  na Itália,   três famílias,   os    Amati,  os  Guarneri  e  os Stradivari,  se  tornaram  famosas graças aos excelentes instrumentos que fabricavam.  Atualmente  existem  poucas  oficinas  de    luteria  no  mundo.   Na República  Tcheca,   algumas  famílias  mantêm  a  tradição    iniciada  pelos avôs  e  bisavôs,  e  se dedicam a  essa arte   que   exige, além  de  conhecimentos específicos,  muita  dedicação e paciência.  Uma dessas famílias é a dos Spliden que já construiu violindo para os principais virtuoses thecos e    conseguiu    reconhecimento 
internacional. Em uma competição na cidade de Cremona, esta oficina ganhou os dois primeiros lugares. Para construir um violino de alta qualidade, o processo leva meses. Um luthier não fabrica mais do que 30 violinos por ano. Claro que o preço deles corresponde ao tempo dedicado e aos segredos da construção que cada artesão guarda no fundo do cofre.




   

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Notícias Tchecas


     Como é de praxe, a passagem de ano no Brasil e em várias partes do mundo foi comemorada com fogos de artifício, na noite de 31 de dezembro. Na República Tcheca, essa comemoração pirotécnica acontece tradicionalmente na tardinha do dia primeiro de janeiro. Este ano, em Praga, a festa foi caprichada! Os fogos desenharam no céu imagens inovadoras. Apareceu até a bandeira tcheca. O espetáculo foi acompanhado por reprodução de músicas de cunho patriótico. Além do primeiro dia do ano, começaram nessa oportunidade, as comemorações dos cem anos da fundação, em 1918, da Tchecoslováquia. 


     
  As eleições para presidente tcheco serão realizadas nos dias 11 e 12 de janeiro, das 14h às 21h na Embaixada da República Tcheca, em Brasília, e no Consulado Geral, em São Paulo. Os tchecos residentes temporária ou definitivamente no Brasil, devidamente cadastrados na relação dos eleitores autorizados, poderão escolher entre os nove candidatos, cujos perfis divulgamos em dezembro no nosso blog. No sistema de governança tcheco, o cargo de presidente é mais representativo. O poder mesmo é exercido pelo primeiro ministro e controlado pelo Congresso. Mas a escolha inadequada da pessoa para ocupar o honroso cargo máximo na  presidência pode trazer muitos prejuízos para o país. E por isso, vamos ponderar bem antes de colocar um nome na urna.