sexta-feira, 26 de junho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 27 de junho

A Escola violinista tem uma grande tradição na República Tcheca. Os principais métodos da técnica do violino são dos autores tchecos Sevcik, Hrimaly e Ondricek. Entre os famosos virtuosos mundiais também figuram vários tchecos, entre eles Kubelik no passado e Josef Suk no presente. A tradição de alto nível da escola tcheca produziu recentemente mais um nome – Josef Spacek – que ganhou neste mês o primeiro lugar no dificílimo concurso internacional Michael Hilla na cidade Aucland na Nova Zelândia.


O período de seis meses em que a República Tcheca preside a União Européia termina no dia 30 de Junho. Várias cerimônias de transmissão do cargo estão programadas para final de Junho e início de Julho. O primeiro ato foi realizado no final da semana passada quando o bastão, que simboliza a presidência da União, foi entregue para a Suécia, país que preside a organização nos próximos 6 meses. Para aliviar um pouco o caráter burocrático desse ato, a representação tcheca inovou dando uma forma bem original ao tal bastão, que foi representado por um barril de cerveja, entregue no rio Moldávia em Praga, com a passagem do barril de um barco com bandeira tcheca para outro de bandeira sueca. A inovação agradou e divertiu os presentes e participantes.

A natureza está se vingando dos maus tratos que recebe por parte da humanidade. Temporais de um lado, seca do outro... O Brasil sofreu, nos últimos meses, com o excesso de chuvas que provocaram deslisamentos e inundações. Agora chegou a vez da República Tcheca receber o seu castigo. Os temporais de verão elevaram os níveis dos rios e causaram grandes estragos, especialmente na Morávia. Várias pessoas se afogaram, algumas estão desaparecidas e muitas casas desabaram. Os bombeiros e o exército estão ajudando as vítimas nas regiões afetadas. Eles desimpedem as estradas e participam da reconstrução. O governo tcheco já liberou uma verba especial para as vítimas da tragédia.


Pela quinta vez está se repetindo na República Tcheca o Festival anual da Noite no Museu que consiste em ampliar o funcionamento até altas horas de madrugada, e, ainda com a entrada franqueada. A intenção do evento no qual participam 168 museus em 113 cidades tchecas e ocorre em uma única noite, é estimular o interesse pelos museus. Simultaneamente são oferecidas palestras, concertos, eventos culturais, desfiles de modas, programas para crianças e até degustações. No ano passado, foi registrada a presença de duzentos mil visitantes.

Para prestigiar os ouvintes da Brasília Superádio FM a Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca inaugurou mais um serviço, disponibilizando as notícias tchecas também na internet. É só acessar este endereço: brasilrepublicatcheca.blogspot.com.