quinta-feira, 13 de setembro de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 15/09/2012


Em outubro próximo, vão se realizar eleições para a renovação de parte do senado tcheco. E, como em vários países, a República tcheca reconhece a importância dos patrícios que vivem permanentemente no exterior, e delegam a eles, entre outros direitos, a possibilidade de participar dos pleitos. Para isso, precisam estar registrados na lista de votantes nas respectivas embaixadas. Existe um porém. O voto deve ser depositado na localidade onde o concorrente a senador disputará a eleição, e não na embaixada. E assim, para exercer o direito, o eleitor residente na América do Sul, por exemplo, precisará dar um pulinho àquele país do outro lado do Oceano Atlântico, bem ali, no centro da Europa.

Todos os anos, durante o verão relativamente curto na República Tcheca, são realizadas programações culturais de todos os tipos. As encenações operísticas são apresentadas num bosque, nos arredores de Praga. Este ano, no dia 2 de setembro foi a vez da ópera Hubicka, que em português significa O Beijo, do clássico compositor tcheco Bedrich Smetana. O público, sentado no chão e acomodado entre árvores aplaudiu freneticamente a boa interpretação dos principais cantores líricos tchecos que foram acompanhados pela orquestra do Teatro Nacional do país.

No final da semana passada, a Associação Micológica Tcheca, entidade que reúne estudiosos de fungos, organizou em Praga uma exposição mostrando 330 tipos de cogumelos, e ofereceu um mapa com indicações geográficas da localização onde cada tipo dessa apreciada especiaria pode ser encontrado. As florestas tchecas escondem, entre frutas silvestres que crescem no verão, centenas de espécies que formam a família de cogumelos. Entre elas, algumas são altamente venenosas, dizimando frequentemente famílias inteiras que não sabem distinguir umas das outras, fato que muito preocupa as autoridades.