quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 16 de outubro de 2009

Nesta semana, o presidente Vaclav Klaus encontrou-se em Moscou com o presidente russo Dmitrij Medvedev. Os dois estadistas avaliaram positivamente o progresso da colaboração mútua no campo da energética, inclusive na possibilidade de uma empresa russa especializada participar da conclusão da usina nuclear tcheca Temelin (imagem). O encontro resultou em assinatura de vários contratos bilaterais no campo econômico.

A nova constituição da União Européia, chamada Tratado de Lisboa, é o documento que regulamenta o funcionamento dessa associação de países da Europa. Para entrar em vigor, ela deve ser aprovada por todos os países membros e seus parlamentos. Depois de muitas idas e vindas, mais alguns obstáculos foram vencidos. O plebiscito na Irlanda, onde o tratado havia sido rejeitado na primeira tentativa, o aprovou neste mês com significativa maioria. O presidente da Polônia que também resistia ao acordo até a semana passada, finalmente o assinou. Para entrar em vigor só falta uma assinatura, a do presidente tcheco Vaclav Klaus. O Congresso e Senado tchecos aprovaram o texto do tratado, mas Klaus ainda reluta assinar. Conhecido como pessimista em relação à União Européia, ele se transformou na última pedra no caminho da oficialização da nova constituição. A continuar com a obstrução do Tratado, Klaus enfrentará pressões internas e externas de alcance e conseqüências imprevisíveis. É torcer para que o bom senso no final vença.


O carro mais vendido na Alemanha em Setembro, na categoria de carros pequenos foi o modelo tcheco Skoda Fabia (imagem). Os modelos Corsa e Polo de outros fabricantes ficaram em 2° e 3° lugar. A indústria automobilística tcheca está mantendo a tradição de excelentes produtos a preço acessível.

A Rádio ABC Classic FM da cidade de Canberra, na Austrália, promoveu uma pesquisa entre os ouvintes para escolher a sinfonia mais popular. Somando os votos depositados entre 1° de janeiro e 30 de Junho deste ano a vencedora foi a Sinfonia Novo Mundo do compositor romântico tcheco Antonin Dvorak (imagem a direita). Beethoven ocupou com a Nona e Sexta Sinfonias, o segundo e o terceiro lugar.