quinta-feira, 3 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 05/03/2011

O principal órgão da União Européia é o Conselho Europeu. Seu Presidente, HERMEN VAN ROMPUY, é também considerando o presidente da União. Na semana passada esse importante diplomata visitou a República Tcheca para se encontrar com o primeiro ministro PETR NECAS com quem discutiu vários assuntos relativos à União Européia. Também foi recebido pelo presidente tcheco, VACLAV KLAUS, o encontro porém foi menos harmonioso. É que KLAUS é um crítico incondicional desse organismo e aproveita cada oportunidade para discordar publicamente dele.

A crise financeira que assola a União Européia obriga os governos a cortar gastos e aumentar impostos. Na República Tcheca o programado aumento de impostos sobre produtos comercializados gera onda de protestos, em especial de agentes culturais. É que esse aumento tornaria o preço final dos espetáculos culturais, livros e similares tão alto que a produção artística do país iria estagnar. O movimento popular contra o aumento de impostos sobre produtos culturais tem em suas fileiras inclusive o ex – presidente tcheco, o escritor VACLAV HAVEL.

O número de acidentes nas estradas do país preocupa o governo tcheco. Tentando diminuir a estatística especialmente expressiva entre os jovens motoqueiros, o departamento trânsito local restringiu as autorizações para dirigir motos potentes. Só pode solicitar carteira especial de motorista para dirigir esse tipo de motos quem comprova a experiência de 2 anos dirigindo motos comuns e ainda deve ter mais de 24 anos de idade.