sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Noticias da República Tcheca

Foi comemorado no dia 28 de outubro com grande pompa, os 92 anos da Fundação do estado Tcheco. O presidente Václav Klaus, a Cúpula do governo e do Congresso Tcheco, o alto comando do Exercito e os antigos combatentes participaram da principal homenagem no Castelo de Praga.



Foram lembrados os militares e civis que sacrificaram a própria vida pela a pátria. A noite, o presidente Klaus ofereceu uma recepção no salão Vladislav do Castelo de Praga, ocasião em que entregou altas comendas para os cidadãos que se destacaram no passado.

Em Brasília, a comemoração do dia nacional Tcheco foi presidida pelo excelentíssimo embaixador Ivan Jancarek , que ofereceu uma recepção na residência oficial. Para animar à festa a banda do Maestro Stanislav Schulz tocou polcas e valsas tipicamente tchecas.

Acabou a época em que nas eleições na antiga Tchecoslováquia, os candidatos do governo ganhavam 99% dos votos. Desde o ano de 1989, na Republica Tcheca há democracia e pluripartidarismo. Neste mês foram realizadas eleições para o senado e para as representações regionais, prefeituras e câmaras municipais, A maior disputa aconteceu na capital, onde o novo partido Top 09 ganhou do tradicional ODS.



Embora as previsões climáticas ficam normalmente ao cargo de meteorologistas, a própria natureza da sinais indicativos das mudanças do clima. A chegada maciça de nuvens, de corvos ao sul da Morávia com antecipação de duas semanas é indicativo de um inverno rigoroso com temperaturas esperadas de 30 graus negativos. Os corvos, que passam o verão na Rússia e na Polônia, preferem um clima de inverno mais ameno na região da cidade de Brno. Ocupando as árvores dos muitos parques da cidade, eles substituem o verde das folhas que caem no outono pelo preto de suas asas e modificam durante o inverno o belo cenário daquela região.