quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA 26/05/2012

Os tchecos sempre tiveram o bom hábito da leitura. Ler jornais, revistas e, principalmente, livros é uma tradição que passa de pais para filhos. Só no ano passado, foram editados na República Tcheca cerca de 19.000 novos títulos, sendo 25% de romances e 10% de livros infantis. Boa parte desses lançamentos cabe às traduções, mas a parte substancial vem dos escritores tchecos. Nesse pequeno país, com uma população de pouco mais de 10 milhões de pessoas, existem 5 mil editoras e um número muito grande de escritores, tradutores, editores, revisores e gráficos. A concorrência do e-books ainda não ameaçou as edições tradicionais, no papel, ficando consumo modesto 1% dos livros publicados.

Cobras venenosas são parte dos perigos que ameaçam os exploradores das florestas brasileiras. Já nas florestas tchecas, o perigo vem dos carrapatos, que chupam sangue e transmitem males que provocam inflamação no cérebro, além de uma doença causada pelo carrapato infectado, conhecida como Borrelioze de Lyme, ambas extremamente perigosas. A exemplo do governo brasileiro que, na época das chuvas, intensifica a campanha contra a dengue, o governo tcheco lança campanha de alerta à população para tomar os cuidados necessários. É que esta época, primavera no hemisfério norte, é quando esses pequenos parasitas proliferam.

Para os tchecos o campeonato mundial de hóquei sobre gelo é tão importante quanto a Copa do Mundo de futebol é para os brasileiros. No campeonato deste ano, realizado neste mês em Helsinque, o time tcheco conquistou a medalha de bronze pelo terceiro lugar na competição. A medalha de ouro foi conquistada pelos russos e a de prata pelos eslovacos.


O herói do time inglês Chelsea, que ganhou na semana passada a Liga dos Campeões, foi o goleiro tcheco Petr Cech que pegou um pênalti no tempo regulamentar e outro na prorrogação, garantindo a vitória do time inglês. Petr Cech eleito o jogador do ano do Chelsea da temporada 2010/2011, e duas vezes o Melhor Goleiro da UEFA, é o quarto goleiro tcheco na história da Liga dos Campeões que garantiu a taça para seus times. Os goleiros tchecos são bons mesmo.