quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 19/03/2011

No final da semana passada terminou o campeonato mundial de inverno que se realizou na cidade de INZELL, na Alemanha. A patinadora tcheca MARTINA SABLIKONA ganhou a corrida de cinco mil metros pela quarta vez consecutiva. Além da medalha de ouro nessa categoria Martina conquistou novamente o titulo de campeã européia pela quinta vez. Isso sem falar nas duas medalhas de ouro nos jogos olímpicos do ano passado e outra tantas medalhas de prata e de bronze em outros torneios. A patinadora MARTINA é um exemplo de esportista moderna e dedicada e foi proclamada merecidamente a melhor atleta tcheca do ano de 2010.

Em novembro do ano passado os meteorologistas previram um inverno rigoroso com temperaturas a baixo do comum para a época. Reforçaram a tese com observações da natureza, inclusive com a chegada antecipada dos corvos que passam o inverno nas terras tchecas. Mas o inverno está terminando e a catástrofe climática não aconteceu. As temperaturas neste inverno ficaram dentro da média, calculada sobre o resultado dos últimos 236 anos, período de funcionamento do observatório em PRAGA.

A cerveja tcheca é considerada por muitos a melhor cerveja do mundo. O produto é exportado para inúmeros países. A partir deste ano a marca PILSNER URQUELL tem um novo cliente: um restaurante situado no Vaticano. A preparação do lote destinado a cidade santa exigiu uma atenção especial, inclusive a benção do bispo de Praga, FRANTISEK RADKOVSKY. Uma vez cozinhada, a cerveja vai maturar durante a quaresma e só será enviado para Roma na véspera de páscoa. A prática de abençoar a cerveja não é muito comum. A benção anterior ocorreu no ano de 1842 e foi destinada ao primeiro lote da recém criada marca PILSNER URQUELL. Isso é que é uma cerveja famosa e abençoada!