sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Notícias Tchecas

     Com a proximidade da eleição para o próximo presidente da República Tcheca, o blog da Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca vem apresentando os candidatos ao nobre cargo. Até agora divulgamos quatro perfis:  Jiri Drahos, Marek Hilser, Pavel Fischer e Vratislav Kulhanek. Hoje acrescentaremos mais três: 
    
Jiri Hynek, de 56 anos de idade é fundador e secretário do partido Realistas. Formado em informática, com título de doutor em ciências naturais, exerceu várias funções de direção em empresas tchecas. Como deputado, propaga indústrias tchecas no exterior, tem sugestões para reforma da União Europeia. É contra a adoção do Euro no território tcheco e contra a posse de armas pela população. Seu hobby é jogar xadrez e praticar pescaria e caça. Conta com o apoio de 29 deputados
   
Michal Horacek, escritor, jornalista, poeta, antropólogo de formação, recebeu apoio de quase 90 mil assinaturas à sua candidatura. Cresceu numa família de intelectuais. Seu pai era dramaturgo de teatros em Praga, o bis avô foi reitor da Universidade Carlos,  e um tio foi o primeiro tcheco a ganhar um prêmio Nobel em química. Depois que terminou o segundo grau, Horacek experimentou vários empregos como simples operário. A partir de 1986, trabalhou como jornalista e, em 1990, fundou a próspera empresa Fortuna, que administrava apostas de resultados esportivos.  No fim do século voltou a estudar, formando-se na Universidade Carlos, em Praga, onde, em 2011, defendeu o título de doutor. Horacek escreveu 11 livros e vários textos de canções populares.
    
Mgr Petr Hannig, de 71 anos, é compositor. Formado em órgão, regência e composição, estudou em Praga no Conservatório de Música e na Academia de Artes Musicais. Como redator da Rádio Praga, organizou programas de música popular de grande audiência. Compôs centenas de canções e gravou muitos discos. Fundou o Partido Juizo Saudável, hoje chamado de Os Razoáveis. Domina cinco línguas. Sem dúvida, isso facilitaria o diálogo do pretenso futuro presidente com seus colegas de outros países. Para sua candidatura recebeu apoio de 26 deputados.