sexta-feira, 11 de junho de 2010

Notícias da República Tcheca - 11 de junho de 2010

As eleições parlamentares realizadas em maio na República Tcheca deram a maioria aos partidos de direita, cuja coalizão deve assumir o governo. Por enquanto os líderes estão discutindo o programa de governo e negociando as diferenças. É só aguardar mais um pouco para sair o resultado. Enquanto isso, o governo provisório, que, aliás, merece muitos elogios, prepara tudo para uma transição tranqüila.

Uma mudança burocrática está sendo implantada na República Tcheca. De acordo com as normas da União Européia, a partir do ano de 2012 as crianças com menos de 10 anos de idade terão que ter o próprio passaporte para viajar ao exterior. Atualmente o nome das crianças consta no passaporte dos pais. A nova medida pretende diminuir as possibilidades de seqüestros e tráfego ilegal de crianças.

No dia 4 de junho, a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim encerrou o 65º Festival de música Erudita Primavera de Praga, um dos mais importantes da Europa. Durante cerca de três semanas foram realizados mais de cinqüenta concertos com participação de artistas nacionais e internacionais, entre eles o Conjunto de solistas de música barroca sob a direção do John Eliot Gardiner, a Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavária e o famoso compositor, o maestro Pierr Boulez e seu conjunto Ensemble Intercontemporain, além do pianista-regente André Previn. Mal terminaram as últimas notas do festival de 2010, os organizadores da Primavera de Praga já anunciaram as atrações do próximo festival em 2011 que incluem apresentações da Fillarmônica de Berlim interpretando a 6ª Sinfônica de Mahler e a Fillarmonica Tcheca junto com a orquestra da Radio de Hamburgo, interpretando a grandiosa Sinfonia número 8 também de Mahler. Para os amantes de Bach, a orquestra Collegium 1704 apresentará as famosas Cantatas. Uma programação e tanto, que vai ocorrer daqui a um ano, em 2011 em Praga.