quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Notícias da República Tcheca

Uma pesquisa recente constatou que os tchecos trabalham muito. Além de ter a carga média oficial de trabalho de 43 horas semanais, a terceira mais pesada da União Européia, uma parte dos trabalhadores sacrifica o horário do almoço, comendo na própria mesa de trabalho e ainda levam serviço para terminar em casa. Essa situação é bem diferente da vida na época do comunismo, quando os resultados do esforço não faziam diferença e, a única preocupação era cumprir o horário.

Após conclusão de pesquisas realizadas em um sítio arqueológico localizado no monte Vladar, na parte ocidental da República Tcheca, descoberto no ano de 2002, os cientistas definiram a idade da localidade antiga em 2.500 anos. O curioso é o fato de que as construções, incluindo uma represa de água potável, foram feitas de madeira de carvalho que, de tão duro que é, não se decompôs e assim testemunhou o alto grau de civilização dos antepassados do povo tcheco.



Um dos pontos turísticos mais visitados em Praga é o relógio na prefeitura do bairro Cidade Antiga. Construído há 600 anos pelo relojoeiro Mikulas Z Kodane, o relógio, não somente mostra as horas, como também toca um sino e, numa portinha que se abre a cada hora, desfilam pequenas estatuas de santos e da morte. E tem mais, até hoje funcionam com precisão.