quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Notícias da República Tcheca 17/09/2011

A excursão de dois enxadristas tchecos ao Espírito Santo foi um sucesso. Em palestras para jovens brasileiros, os grandes mestres internacionais PETR VELICKA e TERESA OLSAROVA explicaram os conceitos fundamentais para o desenvolvimento do xadrez, orientaram sobre treinamentos e jogaram partidas simultâneas, aquelas quando um jogador mais experiente enfrenta vários desafiantes ao mesmo tempo. A primeira etapa da excursão se realizou nos dias 5 e 6 de setembro em GUARAPARI, com a presença impressionante de mais de mil jovens enxadristas brasileiros. Nos dias 8 e 9, a excursão continuou pela cidade de VENDA NOVA DO IMIGRANTE. A última etapa, que terminou em 15 de setembro, foi em Vitória. O efeito positivo do xadrez na formação dos jovens é indiscutível. Prova disso é o fato de que, em vários países, o xadrez é matéria do currículo escolar. O sucesso da excursão dos mestres de xadrez tchecos pelo Espírito Santo deveu se á iniciativa do jovem cônsul VIKTOR DOLISTA, do cônsul honorário tcheco em Vitoria ODILON BORGES JR. e ao apoio da Embaixada Tcheca em Brasília comandada pelo embaixador IVAN JANCAREK.

O intercambio xadrezista vai levar a Praga enxadristas brasileiros da Federação Mineira de xadrez. No início de setembro realizou-se em Belo Horizonte o torneio que selecionou os representantes mineiros para o campeonato mundial de xadrez, programado para janeiro de 2012 na capital da República Tcheca.

Estudantes de música brasileiros também participaram de um intercambio cultural entre os dois países. Além dos quatro trompista brasilienses que freqüentaram um curso de verão em PRAGA, outro grupo de jovens maestros se aperfeiçoou, em agosto, na cidade histórica de KROMERIZ, localizada no centro de Morávia. De volta à terrinha, o entusiasmo dos participantes foi tão grande que já estão programando em retorno para o ano que vem.

Não é só Brasília que sofre com o calor. Na República Tcheca a onda de calor vem batendo recordes. No último domingo, em Praga, o termômetro mostrou 28 graus, que é a temperatura mais alta de fim de verão nos últimos 50 anos. Aqui em Brasília as temperaturas ultrapassam 30 graus, só que estamos tecnicamente no inverno. Imagine no verão !!!