quinta-feira, 28 de abril de 2011

Notícias da República Techa 30/04/2011

Na semana passada o presidente PAUL SCHMITT da vizinha HUNGRIA visitou a República Tcheca. Depois da visita protocolar ao presidente tcheco, VACLAV KLAUS, o presidente húngaro reuniu-se com o primeiro ministro tcheco PETR NECAS para discutir a colaboração econômica bilateral, inclusive de outros países vizinhos. Mas a principal preocupação do momento é energia nuclear. Após o desastre de FUKUSHIMA no Japão, os países estão reestruturando a validade e a segurança das suas usinas atômicas. Os tchecos possuem duas usinas e os húngaros possuem uma, mas os técnicos afirmam que elas são absolutamente seguras e assim sendo, vão continuar funcionando.

Os dinossauros estão na moda. Tem até uma novela na TV onde são citados diariamente. Os tchecos também tem seus fosseis pré históricos . A marca do pé de um dinossauro tipo ANOMOEPUS que viveu no território tcheco há 210 milhões de anos foi descoberta numa pedra arenosa. Junto com outros achados pré históricos, a pedra será apresentada numa exposição que mostra também livros explicativos do passado remoto do território da atual República Tcheca.

Segundo a lei de LAVOISIER, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Seguindo esse principio, o Zoológico de Praga começou a comerciar estrume dos elefantes, que são ótimo adubo. Um kilo do produto, acomodado em potinhos decorativos está sendo vendido por R$ 7,00. O lançamento do adubo foi um sucesso. Todo o estoque foi vendido num só dia. Teve até sessão de autógrafos em que, não os elefantes, mas o diretor autografou os potinhos. Agora 3 elefantes que vivem no Zoológico precisarão aumentar a produção para atender as muitas encomendas.