sexta-feira, 26 de março de 2010

Notícias da República Tcheca - 26 de março de 2010

Mais um sucesso dos cientistas tchecos, desta vez na luta contra o câncer. A equipe do professor Hynek Strnad descobriu que para crescer, o tumor precisa de albumina que suga os tecidos vizinhos. Outro grupo chefiado pelo cientista Vladimir Kren descobriu um remédio, o extrato de uma planta tipo cardo, que impede a transferência da albumina ao tumor e assim ele desaparece por falta de nutrição. Mais uma esperança da humanidade na luta contra essa terrível doença.


A poluição sonora está entre os grandes vilões da sociedade moderna. Um dos causadores são os veículos nas ruas das grandes cidades. Uma solução parcial está sendo testada na capital da República Tcheca na cidade de Praga. A velocidade máxima permitida foi reduzida a 50 quilômetros por hora. O nível de barulho provavelmente baixou, mas que dirigir com esta velocidade não é fácil, isso não é. E atenção, as multas para os desobedientes são pesadas.


O compositor tcheco Leos Janacek, falecido em 1928 continua atual e as execuções de suas obras são cada vez mais freqüentes. No final de março foram apresentadas em Londres duas óperas de autoria dele. Na Ópera Nacional (Eno) foi encenada Katia Kabanova e na Ópera Real em, Convert Garden, também em Londres, a ópera As Histórias da Raposa Esperta. Os ingleses apreciadores da música erudita já conhecem bastante a obra de Janacek, tanto as óperas que já foram quase todas apresentadas lá como o restante de sua obra sinfônica. A adoração do público inglês pela música de Janacek não se restringe a Londres, outros centros musicais da Inglaterra também apresentam obras desse grande compositor tcheco, cujo prestígio e reconhecimento crescem constantemente.