sexta-feira, 24 de junho de 2011

Notícias da República Tcheca 25/06/2011



Terminou esta semana na República Tcheca o ano letivo 2010/2011. Além do certificado de conclusão, os estudantes do 2º grau receberão o resultado da prova específica aplicada em todo território nacional. Chamada ‘’maturidade’’ a prova é composta de partes escrita e oral. Apresentada diante de uma banca de especialistas, ela testa conhecimentos das principais matérias ensinadas nos primeiro e segundo graus. O resultado informa a nota e a colocação do candidato no ranking nacional, em cada disciplina. A avaliação é bem rigorosa. Prova disso é o percentual de reprovados que beira 20% dos inscritos.


A QUADRIENAL DE PRAGA, um dos maiores eventos teatrais do mundo, realizados nestes dias em Praga, na República Tcheca, anunciou na última segunda-feira os vencedores desta importantíssima competição artística. O principal prêmio, o TRIGO DE OURO, foi outorgado a equipe brasileira que apresentou a melhor exposição de cenografia e espaço teatral. Os brasileiros também apresentaram a melhor encenação no evento. A equipe vencedora foi formada pelos brasileiros Antônio Grassi, Aby Cohen e Ronald Teixeira.


Hóquei sobre gelo é, para o torcedor tcheco, tão importante quanto o futebol é para os brasileiros. A escolha do melhor jogador do ano é sempre assunto para discussão entre a população. Terminada a temporada 2010/2011 dos jogos, foi eleito como melhor jogador o vencedor do troféu “ Taco de hoquei ’’ JAROMÍR JAGR. Atacante do time nacional que conquistou recentemente a medalha de bronze no campeonato mundial, é profissional do time russo da cidade de OMSK. É a décima vez que esse jogador excepcional de 39 anos conquistou o maior prêmio tcheco desse esporte.


O verão europeu é época de férias escolares e também período dos mais diversos festivais. Um dos mais tradicionais é HORNCLASS 2011 que vai reunir entre os dias 6 e 14 de agosto em Praga, trompistas de vários países do mundo. Professores e talentos famosos vão ministrar aulas e workshops para estudantes e futuros virtuosos desse bonito e expressivo, mas muito difícil instrumento. Pela primeira vez o quarteto de trompas de Brasília, formado por alunos do professor Stanislav Schulz, vai participar deste evento internacional.