quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Notícias da República Tcheca 24/09/2011

A elite diplomática mundial se reuniu em NOVA YORK para a Assembléia Geral das Nações Unidas. A delegação tcheca foi presidida pelo presidente VACLAV KLAUS e contou com a participação do ministro do exterior KAREL SCHWARZENBERG. Os estadistas tchecos cumpriram extensa agenda de reuniões e encontros bilaterais com representantes de outros países. Continuando a viagem, o ministro tcheco participou do foro econômico na FLÓRIDA.

O dia 8 de novembro de 1620 foi um dos dias mais trágicos da história tcheca. Num elevado perto de PRAGA chamado Montanha Brança tropas da nobreza protestante tcheca foram derrotadas pelo exercito do imperador austríaco católico FERNANDO II. Um ano depois, vinte e sete lideres protestantes foram executados barbaramente na Praça da Cidade Antiga, em Praga, e o reino tcheco foi anexado por 300 anos á Áustria católica. A infeliz batalha também deu inicio à Guerra de 30 anos entre protestantes e católicos que atingiu a Europa inteira. A tal batalha é lembrada tradicionalmente em setembro com encenação histórica do combate. Na encenação deste ano, participaram mais de 800 figurantes devidamente trajados com uniformes de época, numa festa que atraiu grande público.

Para relaxar das atividades oficiais, como tratados, convênios e coisas de toda natureza diplomática, a Embaixada da República Tcheca, junto com Embaixada dos Estados Unidos e a Brasília Connection, organizou um torneio de tênis a BMW TENNIS CUP. Cinqüenta participantes, entre diplomatas estrangeiros e do ITAMARATI, sendo 34 homens e 16 mulheres, disputaram, num clima fraterno, os prêmios oferecidos pelos patrocinadores, incluindo bolas de tênis feitas de cristal tcheco. E para comemorar os resultados, tanto os vencedores como os derrotados foram recebidos na residência do embaixador tcheco IVAN JANCAREK para uma confraternização na qual não faltou a ótima cerveja tcheca.