sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Notícias Tchecas


     Dias atrás, o presidente da República Tcheca, Milos Zeman, empossou o novo governo presidido pelo primeiro ministro Andrej Babis, que ganhou as eleições parlamentares realizadas em outubro, com uma grande vantagem sobre os concorrentes. Para se vingar da derrota, os partidos perdedores não aceitam apoiar o novo governo. Assim Babis está tendo problemas no Congresso para aprovação de propostas.
     
     Construir um bom violino que tenha sonoridade e timbre excepcional é muito difícil.   No século XVII,  na  cidade  Cremona,  na Itália,   três famílias,   os    Amati,  os  Guarneri  e  os Stradivari,  se  tornaram  famosas graças aos excelentes instrumentos que fabricavam.  Atualmente  existem  poucas  oficinas  de    luteria  no  mundo.   Na República  Tcheca,   algumas  famílias  mantêm  a  tradição    iniciada  pelos avôs  e  bisavôs,  e  se dedicam a  essa arte   que   exige, além  de  conhecimentos específicos,  muita  dedicação e paciência.  Uma dessas famílias é a dos Spliden que já construiu violindo para os principais virtuoses thecos e    conseguiu    reconhecimento 
internacional. Em uma competição na cidade de Cremona, esta oficina ganhou os dois primeiros lugares. Para construir um violino de alta qualidade, o processo leva meses. Um luthier não fabrica mais do que 30 violinos por ano. Claro que o preço deles corresponde ao tempo dedicado e aos segredos da construção que cada artesão guarda no fundo do cofre.