terça-feira, 27 de abril de 2010

Na segunda metade de março, o príncipe Charles e a esposa Camilla, visitaram a República Tcheca. A recepção principal ao casal real inglês foi oferecida no Castelo de Praga pelo presidente tcheco Vaclav Klaus. Durante discurso o primeiro mandatário tcheco destacou os pontos comuns entre os dois estadistas, em especial certa reserva em relação à União Européia. O ponto discordante foi a posição de Klaus em relação a história do aquecimento global, enquanto que o príncipe Charles se mostrou um fervoroso defensor da natureza e da bioagronomia. Prestigiaram o banquete os principais representantes do governo: diversos políticos, o ex – presidente Vaclan Havel, o Arcebispo de Praga Dominik Duka e naturalmente a primeira dama tcheca, Livia Klausor.

Um dos primeiros sinais da aproximação da primavera em Praga é a tradicional Feira de Matej realizada ao ar livre. Desde 27 de fevereiro, quando foi aberta, até 18 de abril, um público estimado em 150 mil pessoas já visitou a feira. O clima frio e a diminuição de interesse do público por este tipo de divertimento tirou um pouco o brilho do evento que este ano comemorou 415 anos de tradição. A primeira feira foi organizada em 1595.

Uma das bebidas mais antigas do mundo é o Vinho. Os registros sobre sua produção e consumo são encontrados nas histórias e lendas do passado.
No Reino Tcheco, o início do plantio de uvas é creditado ao Rei Carlos IV, no século 14, quando ele importou as mudas da França. Porém, as últimas pesquisas indicam que existiam vinhetas na cidade de Melnik já no século 9, no reinado dos príncipes Venceslão e Ludmila, considerados os padroeiros dos vinicultores tchecos.