sexta-feira, 30 de julho de 2010

Notícias da República Tcheca


Maquete da ponte de Carlos IV de Praga

O pavilhão tcheco da EXPO 2010 que se realiza na China, na cidade de Shanghai, está se transformando na principal atração do evento. A previsão da organização era de receber três milhões de visitantes durante os 6 meses da Expo. Só que este número foi alcançado já nos primeiros 3 meses. Toda essa popularidade tem o seu lado negativo: o desgaste além da previsão dos objetos expostos e da infra-estrutura. Para atender a essa avalanche de visitantes, a administração do pavilhão tcheco está constantemente reforçando os estoques de comida e de cerveja e efetuando pequenos reparos nas instalações.

Mais um campeonato mundial um pouco bizarro ocorreu nesta semana na República Tcheca. É o campeonato de bolinhas de gude. Ao contrário dos jogos de futebol, por exemplo, os torcedores assistem às competições em profundo silêncio para não desconcentrar os jogadores. Os participantes são adultos e não crianças, como alguém poderia imaginar. Existe até ranque dos melhores jogadores no estilo dos jogadores de tênis.

A capital da República Tcheca, Praga, tem uma intensa vida cultural. Além das três grandes orquestras sinfônicas, e de vários conjuntos de porte menor, funcionam na cidade dois teatros de ópera com apresentações diárias. São o Teatro Nacional e a Ópera Estatal. Uma organização dessas que comporte coro, conjunto de cantores solistas, corpo de balé e uma orquestra inteira, além da infra-estrutura que envolve mão-de-obra especializada é um empreendimento bem caro. Numa crise global, onde os governos procuram economizar recursos, gastos com cultura são sempre os primeiros a diminuir. Um dos teatros de ópera, a Ópera Estatal, provavelmente não será mais estatal. Além da participação de empresas privadas, estuda-se a parcial transferência para a prefeitura de Praga. Em outras palavras: vende-se um teatro de ópera. Alguém quer comprar??