quinta-feira, 20 de março de 2014

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 22 de março de 2014


    Um triste episódio da história mundial foi lembrado pelo povo tcheco, em 15 de março. Foi nesse dia, em 1939, que as tropas nazistas ocuparam o estado tcheco. De nada adiantaram os tratados internacionais de ajuda mútua entre a então Tchecoslováquia e a Inglaterra e a França, assinados nos anos de 1940. Os falsos aliados entregaram o pequeno país aos nazistas, imaginando que com isso, garantiriam a paz na Europa. Ledo engano. Fortalecidos pela indústria bélica existente no país ocupado e pela covardia das potências europeias, Hitler iniciou o avanço que abrangeu quase toda a Europa. Franceses e Ingleses pagaram caro pela traição ao povo tcheco.
    O atleta tcheco Pavel Maslák conquistou o título de campeão na corrida de 400 metros em recente campeonato mundial de atletismo, realizado em Sopota, na Polônia.
     Uma das uvas mais tradicionais usadas na produção de vinhos é a Chardonnay. Anualmente realiza-se na cidade de Chateau dês Ravatys, na França, país principal produtor, o concurso mundial Chardonnay du Monde, dos vinhos produzidos com essa uva. Este ano, para surpresa dos enólogos franceses, quem ganhou o primeiro prêmio foi o vinicultor tcheco Josef Valihrach, proprietário de uma vinícola situada no sul da Morávia. Concorreram cerca de 800 amostras de 40 países. Esse não foi o primeiro prêmio conquistado por Valihrach. No ano passado, ele ganhou medalha de ouro em outra competição também realizada na França, numa concorrência em que participaram duas mil amostras.
     A apresentação do filme “Homens de Esperança” realizada na noite de 18 de março, no pátio da Embaixada Tcheca em Brasília foi um sucesso. Uma seleta platéia se divertiu com a romântica comédia que abordou a infidelidade conjugal. Seguindo o programa do ciclo Cinema no Pátio, a próxima seção se realizará em 15 de abril. O filme escolhido é “Garrafas vazias” do diretor Jan Sverak, que também dirigiu o famoso “Kolya”.