sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Notícias da Republica Tcheca 25/12/2010

Crise é crise e de nada adiantam discursos inflamados. A solução é economizar e diminuir despesas. E para dar exemplo, os deputados e senadores tchecos vão baixar os próprios salários e cortar mordomias, entre elas passagens aéreas gratuitas. Também vão perder o privilégio de andar de bonde!!! E sobrou também para outros funcionários públicos graduados, como juízes e promotores que terão seus salários reduzidos. Um exemplo a ser seguido em outro país!!!


Mais um sinal da crescente prosperidade da economia tcheca é o número de estrangeiros que residem e trabalham na República Tcheca. Nos últimos 4 anos e o número deles aumentou em 63%, atingindo o total de 430 mil pessoas, o que corresponde a 4% as população total. A maioria dos estrangeiros veio da Ucrânia, Eslováquia e Vietnã.


A música erudita sempre teve papel importante no cenário cultural da República Tcheca, e goza do reconhecimento não somente do publico, que lota todas as apresentações nos teatros e salas de concerto, mas também das autoridades. Prova disso é a recente entrega da Placa de Ouro ao consagrado violinista JAROSLAV SVECENY por, ninguém menos que o próprio presidente da república, VACLAV KLAUS. Na solenidade da entrega, o presidente destacou, não somente as qualidades artísticas do virtuoso, mas a importância dele na divulgação da cultura tcheca do exterior.


No inicio de dezembro foi lançado em Brasília o livro intitulado ELAS ESCREVEM, contendo uma antologia de contos tchecos escritos exclusivamente por mulheres. São vinte textos que formam uma amostra representativa de estilos, gêneros e temas diferentes presentes na literatura tcheca contemporânea. Editado em Brasília pela tradicional editora THESAURUS e patrocinado pela a empresa tcheca AERO VODOCHODY e pela Embaixada Tcheca, o livro é um exemplo do intercâmbio cultural crescente entre o Brasil e a República tcheca. No lançamento, realizado no Auditório do Instituto CAMÔES da Embaixada de Portugal e presidido pelo o embaixador Tcheco IVAN JANCREK, a autora de um dos contos IVA PEKARKOVA leu um trecho do seu conto em original, ou seja, em tcheco, para a alegria da comunidade de patrícios que prestigiou o lançamento.