quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Notícias da República Tcheca 07/01/2012

Todo primeiro dia do ano estadistas fazem pronunciamentos para os seus povos. Em seu pronunciamento o presidente tcheco VACLAV KLAUS, lembrou o ex-presidente VACLAV HAVEL, recentemente falecido, lamentou o comportamento de alguns políticos que preferem defender interesses próprios em vez de interesse da nação. KLAUS também expressou a preocupação com a estagnação econômica que ameaça a Europa mas destacou a situação equilibrada da economia tcheca com taxa de desemprego relativamente baixa, mercado financeiro estável e inexistência de conflitos raciais provocados geralmente por imigrantes. Para terminar, exaltou a capacidade e inteligência do povo tcheco que certamente vencerá as dificuldades e terminará 2012 numa situação melhor que a de 2011.

A literatura tcheca perdeu um dos seus mais importantes representantes, o escritor JOSEF SKVORECKY, falecido aos 87 anos no dia 3 de janeiro. Nos seus primeiros romances SKVORECKY assumiu a posição independente e crítica em relação ao sistema comunista dominante na antiga Tchecoslováquia. Após a tentativa frustrada dos políticos tchecos de humanizar o regime socialista em 1968, SKVORECKY emigrou para o CANADÁ onde exerceu o cargo de professor universitário de literatura inglesa. Para viabilizar a publicação de seus romances, proibidos na Tchecoslováquia, abriu a editora SIXTY – EICHT PUBLISHERS que editou, em tcheco, autores impossibilitados pela censura comunista tcheca, de publicar na própria pátria. Mais de duzentos títulos dessa editora só chegaram aos leitores tchecos contrabandeados, porque a ditadura comunista era implacável com os textos não aprovados pelos censores. Além da perda do ex-presidente HAVEL, a cultura tcheca perdeu na pessoa do SKVORECKY outro intelectual de fama internacional.

A Liga da Defesa Nacional (LDN), fundada em 1916 pelo poeta brasileiro OLVAO BILAC, tem como exclusiva destinação a difusão de valores cívicos, morais e patrióticos. Para reconhecer a contribuição dos cidadãos, que se destacam na prestação de relevantes serviços à pátria ou no apóio ás atividades da entidade no seu campo de atuação a LDF criou a Ordem do Mérito Cívico. Anualmente o Conselho de Administração da Ordem admite pequeno grupo de pessoas, rigorosamente selecionadas, como oficiais da Ordem. Na solenidade realizada no dia 16 de dezembro de 2011 no Salão Itamarati no Setor Militar Urbano em Brasília, um dos agraciados foi o professor Bohumil Med, um tcheco de nascimento, naturalizado brasileiro. Entre os presentes na solenidade destacou-se a presença do embaixador da República Tcheca Dr. Ivan Jancarek que parabenizou seu conterrâneo pelo sucesso e reconhecimento alcançando no Brasil.