quinta-feira, 24 de julho de 2014

Notícias tchecas para 26 de julho 2014

Recentes pesquisas provaram que durante a opressão stalinista na então União Soviética, quando milhares de russos foram confinados nos campos de concentração conhecidos como Gulak, cidadãos de outras nacionalidades, inclusive tchecos também foram aprisionados nesses terríveis campos, situados na Sibéria. 
Números indicam que até o início da Segunda Guerra Mundial, cerca de 25 mil tchecos que viviam naquela época na Ucrânia e na Rússia, foram deportados para O Gulak. Uma percentagem significativa não sobreviveu às condições desumanas daqueles campos de concentração. Com a abertura de arquivos secretos localizados na Ucrânia, as pesquisas definirão o número exato de vítimas tchecas do terror comunista.
A República Tcheca é mundialmente conhecida pela qualidade de produtos industriais como armas leves, ótica, automóveis de marca Skoda. Esses produtos, entre outros, são exportados para muitos países. 
Uma marca só conhecida por especialistas, mas igualmente bem sucedida é a ROBE, fabricante de equipamentos de iluminação do tipo holofotes, que fornecem luz para grandes shows. A fábrica é situada na pequena cidade tcheca de Valasské Mezirici. Além dos técnicos e administradores, o departamento de pesquisada da ROBE tem papel fundamental no sucesso da marca. Até agora já foram registradas quase 70 patentes. Produtos da marca Robe são vendidos em 90 países, inclusive no Brasil, onde a marca é líder no mercado profissional de iluminação.