quinta-feira, 19 de julho de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 21/07/2012

Neste mês o povo tcheco homenageia o padre Jan Hus, um dos primeiros reformadores dos costumes do catolicismo. Influenciado pelo pensador inglês Jan Viklef, o padre tcheco defendia a moralização entre o clero e o retorno da igreja à missão apostólica, livre dos bens materiais. Naquele tempo, essas idéias eram qualificadas como heresia, e seus defensores eram julgados e condenados. Esse foi o destino de Jan Hus. Condenado à morte na fogueira, foi queimado vivo no dia 6 de julho de 1415, em Constança, na Suiça. Anualmente, nesta época, protestantes pelo mundo afora, em especial na República Tcheca, relembram a morte trágica desse reformador. Para 2015, quando completam 600 anos da morte de Jan Hus, já estão sendo preparadas grandes atividades em homenagem a esse herói tcheco.

O número de campeonatos esportivos, nas mais diversas modalidades é muito grande. Entre os mais conhecidos, destacam-se os de futebol, tênis, vôlei, basquete e outros. Pensou-se em competições, quer sejam locais, regionais, nacionais ou mundiais, encontra-se de tudo. Um dos campeonatos mundiais bastante tradicionais é o de jogo de pôquer, que se realiza anualmente desde 1970. O campeão da competição deste ano, realizado em Las Vegas, foi o tcheco Tomas Junek que, alem do troféu, levou um prêmio de mais de 600 mil dólares. Nada mal para um carteado.

Faleceu, no dia 16 de julho, aos 75 anos, o mundialmente conhecido químico tcheco Antonin Holy. Entre as muitas pesquisas que realizou, estudou os efeitos antivirais do ácido nucléico. Os resultados práticos dessa pesquisa colaboraram na criação de medicamentos utilizados para o tratamento de pacientes infectados pelo virus HIV, entre outros, ajudando milhões de doentes na superação das temíveis enfermidades. Holy foi um cientista totalmente dedicado ao trabalho e muito criterioso nas divulgações dos resultados. Um exemplo de cientista sério, talentoso e honesto, respeitado pela comunidade científica mundial.