quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Notícias tchecas

 Em 3 de Fevereiro, foi aberta na Casa da Cultura da América Latina, em Brasília a exposição “Mostra das Escolas Brasileiras do Desenho da Cena”, uma seletiva para a Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cênico 2015, que se realiza a cada quatro anos. Os trabalhos selecionados para a exposição vão representar o Brasil.
 O evento de Praga é considerado o mais importante da cenografia mundial. Artistas brasileiros já foram premiados duas vezes em outras quadrienais e a expectativa é repetir o sucesso também neste ano. Representantes do corpo diplomático, inclusive o embaixador da República Tcheca, Jiri Havlik, participaram da abertura solene da mostra em Brasília. Em discurso, o embaixador tcheco destacou a importância do intercâmbio cultural entre o Brasil e a República Tcheca.  O reitor da UnB foi representado pela professora Therèse Hofmann, decana de extensão, que parabenizou os alunos do Instituto de Arte da UnB pelos trabalhos expostos, e desejou  sucesso na mostra mundial em Praga. A exposição fica aberta somente até sábado, dia 7 de fevereiro. Assim, quem quiser apreciar as obras expostas, terá que se apressar!!

 Degustação de vinhos é uma atividade bastante comum nos países produtores dessa bebida dos deuses. Menos comum é a degustação de cachaças e outras bebidas destiladas. Isso começa a mudar.
 No último final de semana de janeiro, realizou-se na pequena cidade de Bukovany, perto de Hodonin, na Morávia, parte oriental da República Tcheca, uma degustação da slivovice, bebida típica da região. É um tipo de cachaça feita da fermentação da ameixa azul. Concorreram 1.465 amostras, algumas originadas da fermentação de nozes, cerejas e até de cenoura. A difícil tarefa de degustar todas as amostras coube a um comitê de 14 especialistas, que proclamaram como vencedora a bebida feita da fermentação da cereja do produtor Lubomír Karafiat. A notícia não fala sobre o estado dos avaliadores, após degustar quase mil quinhentos cachaças.