quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 07 de dezembro de 2013

Recentes testes comprovaram que os aparelhos desenvolvidos pelos cientistas tchecos que fazem parte de equipamentos dos satélites europeus ESA Svarm, lançados no dia 22 de novembro deste ano, funcionam perfeitamente de acordo com a programação original. Os satélites Svarm pesquisam e medem o campo magnético da terra. Os aparelhos tchecos presentes nesses satélites foram desenvolvidos durante 7 anos por cientistas do Instituto para a Aeronáutica, e comprovam o alto nível da tecnologia tcheca.
     Vem da República Tcheca a árvore de Natal que está sendo erguida na principal praça do Vaticano. É um pinheiro cortado na Floresta Negra, que mede 25 metros e tem idade de cerca de 60 anos. A maior dificuldade foi o transporte do enorme pinheiro, cuja altura equivale aproximadamente à de um edifício de 8 andares. É que, no caminho, teve que passar pela cidade de Munique, por túneis nos Alpes e pelas ruas de Roma. Mas terá valido a pena. O Vaticano ficará ainda mais bonito.
      Uma das tradições mais ativas da República Tcheca é a comemoração pré-natalina de São Nicolau. No passado, um bispo chamado Nicolau, que posteriormente foi elevado à condição de santo, tinha o costume de, na noite de 05 para 06 de Dezembro, distribuir pequenos presentes às crianças pobres. Nessa noite, ele andava pela cidade de Lykia e deixava presentes nas janelas das casas onde moravam crianças. Com o tempo, esse ritual,se transformou numa apresentação quase teatral. São 03 personagens vestidos conforme o papel que representam – o anjo, o diabo e São Nicolau, como um bispo Católico. Na noite de 05 de Dezembro, o trio visita as casas e pergunta aos pais se as crianças foram obedientes durante o ano. As crianças que foram boazinhas ganham bombons e as crianças que foram desobedientes ganham um saco com carvão ou batata pobre. A tradição é tão viva que existem até concursos para eleger o melhor e mais convincente trio composto por São Nicolau pelo anjo e pelo diabo.