quinta-feira, 3 de julho de 2014

Notícias tchecas para 05 de julho 2014

Verão é a época em que os turistas invadem a República Tcheca. Para eles não faltam atrativos: a arquitetura da capital, Praga, os castelos, a natureza, a vida cultural, sem contar com inúmeras exposições e atrações esportivas. Para pessoas que gostam de mistérios, existem muitas opções irresistíveis a começar pelo museu de torturas medievais, localizado no centro da Praga, e pelo Castelo Bouzov do século XVI, onde é possível encontrar a misteriosa Dama de Branco que caminha pelos corredores, passa pelas paredes e abre pesadas portas. Há ainda Rocha do Boi, onde uma sombria e negativa energia sobressalta os visitantes. 
É que lá eram realizados sacrifícios humanos, na era do bronze, e um estranho campo magnético que cerca o “menhir”, a estátua de um pastor de três metros e meio de altura, ligada à época dos Celtas, habitantes originais das terras tchecas. Existem também corredores subterrâneos secretos, construídos em subsolos de vários castelos que escondem segredos, até agora, não desvendados. 
Outro lugar interessante é o bosque Bor, lugar cheio de enigmas misteriosos, incluindo o som dos passos de pessoas invisíveis, que nas fotos aparecem como sombras transparentes. Lá, pode-se encontrar a árvore dos suicidas, que os induz ao término das decepções e agruras da vida. Recomenda-se também  o castelo Kasperk, construído pelo famoso rei Carlos Quarto, onde mora uma velhota cheia de rugas chamada Swiza, que se veste de pele de cordeiro e usa chifre de veado na cabeça. Diz a lenda que, se ela antipatiza com algum jovem casal que cruza seu caminho, ela os transforma em pedra.
 Outro bom passeio é seguir um caminho para centro da terra que supostamente passa pelos subterrâneos do castelo Radhost. Até agora todos os curiosos ávidos em descobrir esse caminho pagaram a curiosidade com a vida. Depois dessas visitas, pode-se descansar à sombra do carvalho, onde, em 1002, o conde Oldrich encontrou a linda lavadeira Bozena, com a qual se casou. O velho carvalho está bem firme até hoje. Como se vê, há muito o que descobrir. Supostos tesouros escondidos nos subsolos dos antigos castelos, aguardam ser encontrado por algum turista. Fazer turismo e ainda ficar rico é um convite irrecusável! Para quem se anima a viver essas aventuras, que tenha uma boa diversão e aprecie os mistérios e encantos da República Tcheca.