quinta-feira, 12 de julho de 2012

Notícia da Nossa Correspondente especial na República Tcheca - Daisy B. F. Cervenkoá

Entre os dias 3 e 5 de julho, realizou-se uma peregrinação nacional em homenagem a São Cirilo e a São Metódio, que, 1150 anos atrás, levaram a fé, a escrita e a cultura para o povo tcheco. O evento teve lugar na Basílica de Velehrad, uma das mais importantes da República Tcheca. Essas celebrações, intituladas de “Os Dias das Pessoas de Boa Vontade“ têm como objetivo relembrar as raízes da cultura tcheca vinculadas ao legado espiritual dos santos, considerado essencial para a fixação das crenças cristãs e tradições, importantes na fundação da nacionalidade tcheca.

Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao ato religioso. Metade do esperado. Acredita-se que dois fatores contribuíram para que mais fiéis não comparecem: o calor sufocante nestes dias de verão europeu e o descontentamento dos católicos com a posição da igreja sobre uma restituição de dinheiro cobrada do governo tcheco. Essa atitude do clero, além de dividir opiniões, tem causado queda no numero de fiéis por toda a República Tcheca. A cúpula da Igreja, liderada pelo Cardeal Dominik Duka, celebrante da missa principal, compareceu em peso.

Além de um projeto das reescritura da Bíblia, a mão, organizado pela obra católica bíblica tcheca, houve várias atividades para visitantes de todas as idades. As crianças puderam brincar num parque infantil, participar de jogos e concursos e ver várias exposições. As comemorações, que marcam os 1150 anos da chegada desses missionários bizâncios, vão culminar no próximo ano com a esperada presença do Papa Bento 16 à Basílica de Velehrad.