sexta-feira, 21 de maio de 2010

Notícias República Tcheca 22/05/2010

A Exposição mundial Expo 2010 na China, aberta há 14 dias tem atraído pessoas do mundo todo. Desde então o pavilhão tcheco já recebeu meio milhão de visitantes. Durante a exposição, cada país, além do stand montado, tem direito a uma mostra especial. No dia 17 de maio foi à vez dos tchecos exibirem um pouco mais da sua cultura e artes. Na praça central da exposição e, simultaneamente, na praça Europa, apresentaram-se conjuntos e cantores populares e consagrado virtuoso violinista clássico Pavel Sporcl, mas grande sucesso foi alcançado pelo teatro de bonecos Spejbl e Hurvinek, porque os chineses adoram esse tipo de apresentação. Outro gosto dos chineses é pelo ballet. Assim, a apresentação do ballet do Teatro Nacional de Praga coroou o dia nacional tcheco na Exposição mundial em Shangai. Além dos artistas, uma delegação governamental tcheca aproveitou a oportunidade para encontrar os dirigentes chineses e conversar sobre vários assuntos, principalmente sobre a ampliação do comércio entre os dois países.

A natureza não anda muito amistosa com os homens. O vulcão na Islândia continua ameaçando. Terremotos já é notícia corriqueira. Desta vez o território castigado é a República Tcheca onde chuvas excessivas aumentam o nível dos rios que transbordam e inundam vilas e cidades nas proximidades. Esta semana a pequena cidade de Trubky foi transformada num enorme piscina, obrigando a população a abandonar suas casas. Tragédia semelhante atingiu a mesma cidade há 13 anos, quando a água destruiu mais de trezentas casas.

A vida cultural do povo tcheco tem uma grande tradição. Entre cinema, concertos, museus e outros, uma recente pesquisa informou que a preferência dos tchecos é pelo teatro. No ano passado mais de cinco milhões de espectadores assistiram a alguma apresentação teatral. Lembramos que a população tcheca tem cerca de dez milhões de habitantes, isso significa que uma a cada duas pessoas em média, incluindo os recém-nascidos, foi ao teatro ano passado. Outra diversão comum é visitar castelos, museus e galerias. O número de visitantes é impressionante; onze milhões e meio de pessoas compraram ingresso para uma destas atrações. O primeiro lugar da preferência é o Castelo de Praga.