sexta-feira, 16 de julho de 2010

Notícias da República Tcheca

A República Tcheca tem novo governo formado pelos três partidos de centro-direita que venceram as últimas eleições. São os partidos ODS, Top 09 e VV que, depois de muitas discussões e reuniões, definiram um programa comum. O governo demissionário liderado por Ian Fischer administrou o país durante 14 meses após o voto de desconfiança aplicado aos ministros no ano passado. Apesar do caráter provisório e formado por técnicos, o governo de Fischer foi eficiente do ponto de vista administrativo e conseguiu equilíbrio entre forças antagônicas do espectro político da atual República Tcheca.

Há 595 anos foi queimado vivo um dos primeiros reformadores da igreja católica; o padre tcheco Ian Hus. Seu legado foi lembrado em uma missa ecumênica realizada na capela Belém em Praga, exatamente aquela onde Hus pregava. Participaram da missa o presidente tcheco Václav Klaus, políticos, autoridades eclesiásticas, artistas e escritores. Ian Hus criticara nos seus sermões os desvios do clero católico e exigia o retorno aos princípios originais do cristianismo. Mas os então líderes da igreja, que viviam no luxo e na luxúria, não aceitaram essas críticas e condenaram o pregador bem intencionado à morte.

O verão deste ano veio pra valer na República Tcheca. As temperaturas estão ultrapassando os 35 graus, batendo recordes sobre os últimos 178 anos. O maior calor registrado em Praga no ano de 1832 foi de 34,8 graus e acabou de ser ultrapassado esta semana, chegando a 35,4 graus, uma temperatura histórica. Ainda bem que é época de férias escolares e também da maioria dos trabalhadores e funcionários públicos. Assim o calor não prejudica o desempenho das aulas e do trabalho.
Um festival teatral diferente ocorreu nesta semana no centro de Praga. Na beira do rio Moldávia, nos gramados do baixo Kampa foi realizado o 9º Festival de Teatro de Rua. Grupos teatrais de vários países se apresentaram para o público sentado no chão sob as árvores que com a sombra amenizaram o calor tropical deste verão europeu. Os espetáculos ocorrem diariamente entre o horário das 10 às 17 horas e agradam especialmente as crianças, que adoram os bonecos, mágicos, mímicos, palhaços e músicos populares que, com seus números agradam também os muitos turistas que passeiam pela bela capital tcheca.