sexta-feira, 28 de maio de 2010

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA 30/05/2010


São raros os casos de sucesso simultâneo de uma pessoa tanto na vida política como nas artes. Esse é o caso do tcheco Vaclav Havel. Tanto como jornalista quanto como dramaturgo ele alcançou sucesso com o público, entretanto, foi duramente censurado pelo governo comunista da antiga Tchecoslováquia. Como ele não se submeteu à política cultural oficial da época, foi julgado e preso. Após a queda do comunismo, o ator e intelectual Havel transformou-se num político que ocupou o posto máximo de presidente por mais de uma década. Terminando a sua gestão voltou à profissão antiga de escritor.O ex-presidente, considerado um dos mais importantes políticos da era pós-comunismo na Europa, recuperou seu antigo prestígio de autor, e suas obras estão conquistando o publico no mundo inteiro. Mais uma prova desse sucesso é a encenação da sua peça teatral “A Despedida” nos Estados Unidos, na cidade de Filadelfia. Depois de ser ovacionado pelo público do teatro, o ex-presidente/ator aproveitou a viagem aos Estados Unidos para se encontrar com ex-parceiros americanos da época em que exerceu o cargo de presidente tcheco, entre eles o ex-presidente americano Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Madaleine Albright com quem conversou em tcheco já que ex ministra America é de origem tcheca.

Depois de semanas da intensa campanha política, chegou a hora da decisão. Desde ontem , o eleitorado tcheco está escolhendo os novos representantes no Congresso Tcheco. Em Brasília, o dia da votação foi antecipado por causa do fuso horário e assim, já na quinta-feira, dia 27 de maio às 14 horas, os primeiros eleitores compareceram à recém reinaugurada embaixada da República Tcheca em Brasília, cumprindo o dever cívico. Lembramos que na República Tcheca o voto não é obrigatório. Os eleitores aguardam ansiosamente os resultados que devem ser publicados nos próximos dias.

O que não deu certo nos Jogos Olímpicos do Canadá se reverteu no domingo passado na Alemanha, na cidade de Koln. No campeonato mundial de hóquei no gelo, o time tcheco se consagrou campeão do mundo vencendo a Rússia, o time favorito, por 2 a 1. Na Europa, o hóquei sobre o gelo é um esporte tão popular quanto o futebol no Brasil, e a recente vitória tcheca tem lá o mesmo peso que a vitória do Brasil na copa do mundo para os brasileiros.